Conteúdo (alt + 1) Menu Principal (alt + 2) Menu Direita (alt + 3) Busca (alt + 4) Inicio (alt + 5)

Programação Anual de Saúde (PAS)

A Programação Anual de Saúde contém, de forma sistematizada, as ações, os recursos financeiros e outros elementos que contribuem para o alcance dos objetivos e o cumprimento das metas do Plano de Saúde; as metas anuais para cada ação definida; os indicadores utilizados no monitoramento e na avaliação de sua execução. Sua elaboração inicia no ano em curso, para execução no ano subsequente.

Conforme a Lei Complementar Nº 141, de 13 de Janeiro de 2012, os municípios deverão encaminhar a Programação Anual de Saúde ao respectivo Conselho Municipal de Saúde, para aprovação antes da data de encaminhamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do exercício correspondente.

A Programação Anual de Saúde é instrumento destinado a servir de referência para a construção do Relatório Anual de Gestão, delimitando o seu objeto. Deste modo, a Programação Anual de Saúde e o Relatório Anual de Gestão representam, recortes anuais do Plano de Saúde, o primeiro com caráter propositivo e o segundo analítico/indicativo.

ATENÇÃO: Após aprovação no Conselho Municipal de Saúde, os municípios devem obrigatoriamente, encaminhar de maneira eletrônica, em formato “pdf”, somente para e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , com cópia para a sua Gerência Regional de Saúde, a Programação Anual de Saúde, que deve ser identificada da seguinte forma: "pas_ano_nomedoseumunicípio", acompanhada da respectiva Resolução de Aprovação assinada pelo Conselho Municipal de Saúde que deve ser identificada da seguinte forma: "resolucao_pas_ano_nomedoseumunicípio".

check Clique aqui e consulte as Programações Anuais de Saúde anteriores.

Arquivos úteis:

check Estrutura da Programação Anual de Saúde

Rua Esteves Júnior, 160 - Centro - CEP: 88.015-130 - Florianópolis - Fone: (48) 3221-2000