icone facebookicone twittericone instagram

Atualizados formulários de requisição de exames do Siscolo e do Sismama

24/01/2011 - Os formulários de requisição para exames de rastreamento e seguimento do câncer do colo do útero e da mama foram atualizados com a inclusão dos campos "Etnia" e "Nacionalidade". Essa alteração atende à Portaria SAS 508/2010. Esses campos passam a ser de preenchimento obrigatório a partir da competência março/2011,  quando já deve estar concluída a implementação de versão atualizada do siscolo e do Sismama.

 

Nos formulários do Sismama, o campo Prontuário foi ampliado para 10 caracteres e incluída, na descrição de risco elevado, de mulheres com história pessoal de câncer de mama. No formulário de requisição de mamografia, em mamografia diagnóstica; foram adequado os campos mama direita e mama esquerda conforme ordem dos campos para descrição dos respectivos achados.

 

O formulário de Resultado de Mamografia sofreu as seguintes alterações: o termo "Recebido em" mudou para "Realizado em"; “Esvaziamento axilar" foi substituído por "Linfadenectomia axilar"; foi incluido o campo "Não radiografada" para cada mama (de forma a permitir ao médico registrar a impossibilidade de radiografar a mama apesar da solicitação); foi alterada a expressão "Outros Achados" para "Achados benignos" e "Mamografia em até 2 anos" foi substituída por "Mamografia a cada 2 anos".

 

Os formulários encontram-se disponíveis no portal da Rede Câncer nos endereços:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancercoloutero/site/home/siscolo/
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancermama/site/home/sismama/