Conteúdo (alt + 1) Menu Principal (alt + 2) Menu Direita (alt + 3) Busca (alt + 4) Inicio (alt + 5)

Instituto de Psiquiatria comemora 70 anos e inaugura centro de pesquisa

O Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ), em São José, antigo Hospital Colônia Sant’Ana , completa 70 anos na próxima quinta-feira(10). Para comemorar, a instituição promove seminários e exposições de 07 a 11 de novembro. Na ocasião, estão previstos também a inauguração do Centro de Documentação e Pesquisa e a recuperação histórica da Praça Nereu Ramos e o Memorial dos Ex-Diretores.

Durante a semana, serão oferecidas palestras para pacientes e funcionários sobre temas como terapia ocupacional, aposentadoria, trabalho das organizações não governamentais (ONGs) e dependência química. A programação também inclui oficinas e atividades de entretenimento.

O número de participantes em cada palestra ou oficina é limitado, por isso é necessário fazer inscrição pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , informando nome completo e atividade na qual há interesse em participar.

O IPQ é referência em assistência psiquiátrica em Santa Catarina e funciona sob administração da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Possui 160 leitos para internação de pacientes em emergência psiquiátrica, além do Centro de Convivência Santana (CCS) que abriga pacientes remanescentes do antigo Hospital Colônia Sant’Ana. Atualmente são atendidos 463 pacientes, entre crônicos e agudos, dos quais cerca de 40% moram na local.

O hospital Colônia Santana foi inaugurado em 10 de novembro de 1941, no município de São José (SC), durante o governo provisório de Nereu Ramos. Distante 25 km da capital do estado, o hospital seguiu um modelo instituído pelo psiquiatra Philippe Pinel, na França. Em 1996 a antiga instituição chegou ao fim, surgindo em seu lugar o Instituto de Psiquiatria do estado de Santa Catarina (IPQ). Ao longo destas sete décadas, o hospital construiu uma historia que acompanhou o desenvolvimento político assistencial em saúde mental, passando de uma trajetória de segregação e superlotação para se transformar na atualidade em uma moderna instituição.

Novo centro de pesquisa

O ponto alto da comemoração será a inauguração do Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Sant’Ana (CEDOPE/HCS/IPQ), resultado de uma parceria com o Laboratório de Patrimônio Cultural da Udesc (LabPac/Udesc).

As autoras do projeto – Viviane Borges, doutora em história, e Eliani Costa, doutora em história da enfermagem e da saúde – contam com a ajuda de alunos voluntários do curso de História da UDESC para recuperar e catalogar as informações.

O Cedope vai reunir uma série de documentos (fotos, objetos, prontuários e relatos) que compõem a história da instituição.

Recuperação histórica

Serão reinaugurados a Praça Nereu Ramos (construída em homenagem ao fundador do hospital) e o Memorial dos Ex-Diretores. Os espaços foram recuperados para retornar ao funcionamento.

Segunda (07/11)

19h – Solenidade de abertura da semana de comemoração aos 70 anos do IPQ com exibição de vídeo institucional, inauguração do CEDOPE e apresentação da nova Praça Nereu Ramos e Memorial dos Ex-diretores

20h45 – Coquetel

Terça (08/11)