Conteúdo (alt + 1) Menu Principal (alt + 2) Menu Direita (alt + 3) Busca (alt + 4) Inicio (alt + 5)

Hospital Tereza Ramos completa 68 anos

Referência em Alta Complexidade da Região Serrana, Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste catarinense nas áreas de oncologia, cirurgia bariátrica, nutrição enteral e parenteral, e com abrangência de atendimento de 600 mil habitantes, o Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, de Lages, completa na próxima segunda-feira (19), 68 anos de fundação.

Para comemorar o aniversário do Tereza Ramos, que integra a rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a direção organizou uma festa no estacionamento da instituição, prevista para as 17 horas, com a participação de funcionários e diversas autoridades.

Além dos municípios que integram as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Lages e São Joaquim, o hospital atende também a população da região de Curitibanos. A instituição detém o título Amigo da Criança e é referência em neonatologia e gestação de alto risco. Realiza Hemodiálise em UTI (adulto) e oferece tratamento nas áreas de queimados e infectologia.

O Hospital Tereza Ramos possui 206 leitos, 639 servidores estaduais,74 funcionários terceirizados  e 16.850 metros quadrados, sendo 12 mil de área construída. Por meio de convênios de cooperação técnica, a instituição recebe estudantes para estágios em diversos cursos como medicina, técnico de enfermagem, técnico em radiologia e fisioterapia. Oferece ainda 20 bolsas de trabalho pelo Programa Novos Valores/SC, voltado aos alunos dos cursos de administração, informática/sistema de informação, fisioterapia e enfermagem.

Histórico

Fundado em 19 de dezembro de 1943, começou sendo administrado pelas Irmãs Franciscanas. Possuía 62 leitos, 40 funcionárias e atendia toda a Região Serrana apenas como maternidade. Em 1971, quando Colombo Machado Sales era o governador, foi construída uma nova ala e a instituição passou a se chamar Hospital Geral. A administração foi transferida para a Fundação Hospitalar de Santa Catarina.

Sob a direção do médico Paulo Alberto Duarte, o hospital passou de 40 para 200 funcionários. Após a extinção da Fundação Hospitalar, em 1991, a Secretaria de Estado da Saúde absorveu a instituição e os funcionários passaram para o regime estatutário.

Em 1992 o Tereza Ramos foi cedido para o município, ficando a administração sob a responsabilidade da Prefeitura de Lages.  No dia 28 de novembro de 2003  foi reincorporado à  Secretaria  de Estado da Saúde.

Rua Esteves Júnior, 160 - Centro - CEP: 88.015-130 - Florianópolis - Fone: (48) 3221-2000