Saúde da Pessoa Idosa

Apresentação

A mudança radical de demanda conseqüente à Transição da Estrutura Etária observada de forma consistente em Santa Catarina impõe a readequação do sistema de saúde, nos aspectos de infra-estrutura e de recursos humanos e o desenvolvimento de uma ampla base técnica e metodológica que inclui a revisão de procedimentos e protocolos assistenciais.

Atualmente a expectativa de vida ao nascer em Santa Catarina é de 75,4 anos e o índice de envelhecimento passou de 19,9 em 1990 para 48,2 em 2010, indicando que o ritmo da transição em Santa Catarina é muito acelerado.

Em 2010 a proporção da população de 60 anos e mais no Estado de Santa Catarina representava  10,8% (633.510 idosos) do total.

A Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa tem como principal finalidade implantar/implementar ações estratégicas de atenção à saúde da população idosa em Santa Catarina, tendo como diretriz a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa - Portaria (PNSPI nº 2.528/2006) e monitorar/avaliar os avanços e/ou retrocessos dos indicadores pactuados referentes a esse eixo prioritário.

Principais Atribuições da Área Técnica:

• Apresentar e aprovar proposta de inclusão do Plano Estadual de Saúde da Pessoa Idosa no Conselho Estadual de Saúde.
  • Estimular e apoiar os municípios de Santa Catarina para a reorganização da atenção e o desenvolvimento de ações estratégicas de saúde da população idosa com ênfase nas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos.
  • Ampliar o acesso a serviços de saúde de boa qualidade para proporcionar um envelhecimento ativo e saudável para a população catarinense.
  • Estabelecer instrumentos e indicadores para o acompanhamento e a avaliação da implantação/implementação da Política Nacional e Plano Estadual de Saúde da Pessoa Idosa.
  • Promover articulação intersetorial para a efetivação do Plano.
  • Implementar as diretrizes para a qualificação e educação permanente em saúde da pessoa idosa em consonância com a realidade regional.

check Clique aqui para obter informações de interesse da Área Técnica

check Acesse aqui Saúde da Pessoa Idosa no Portal do Ministério

Eventos Macrorregionais de Atenção à Saúde da Pessoa dosa:

check Sul

Fone: (48) 3664-7278