Conteúdo (alt + 1) Menu Principal (alt + 2) Menu Direita (alt + 3) Inicio (alt + 5)   
 
     
 
 
 
 
 
 
     
 
 
Saúde da Pessoa Idosa

 

Apresentação

A mudança radical de demanda conseqüente à Transição da Estrutura Etária observada de forma consistente em Santa Catarina impõe a readequação do sistema de saúde, nos aspectos de infra-estrutura e de recursos humanos e o desenvolvimento de uma ampla base técnica e metodológica que inclui a revisão de procedimentos e protocolos assistenciais.

Atualmente a expectativa de vida ao nascer em Santa Catarina é de 75,4 anos e o índice de envelhecimento passou de 19,9 em 1990 para 48,2 em 2010, indicando que o ritmo da transição em Santa Catarina é muito acelerado.

Em 2010 a proporção da população de 60 anos e mais no Estado de Santa Catarina representava  10,8% (633.510 idosos) do total.

A Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa tem como principal finalidade implantar/implementar ações estratégicas de atenção à saúde da população idosa em Santa Catarina, tendo como diretriz a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa - Portaria (PNSPI nº 2.528/2006) e monitorar/avaliar os avanços e/ou retrocessos dos indicadores pactuados referentes a esse eixo prioritário.

 

Principais Atribuições da Área Técnica:

  • Apresentar e aprovar proposta de inclusão do Plano Estadual de Saúde da Pessoa Idosa no Conselho Estadual de Saúde.
  • Estimular e apoiar os municípios de Santa Catarina para a reorganização da atenção e o desenvolvimento de ações estratégicas de saúde da população idosa com ênfase nas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos.
  • Ampliar o acesso a serviços de saúde de boa qualidade para proporcionar um envelhecimento ativo e saudável para a população catarinense.
  • Estabelecer instrumentos e indicadores para o acompanhamento e a avaliação da implantação/implementação da Política Nacional e Plano Estadual de Saúde da Pessoa Idosa.
  • Promover articulação intersetorial para a efetivação do Plano.
  • Implementar as diretrizes para a qualificação e educação permanente em saúde da pessoa idosa em consonância com a realidade regional.

 

check Clique aqui para obter informações de interesse da Área Técnica

 

check Acesse aqui Saúde da Pessoa Idosa no Portal do Ministério

 

Eventos Macrorregionais de Atenção à Saúde da Pessoa dosa:

check Sul
 
 
 

 


Contato
Fone: (48) 3664-7278
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 


Voltar
 
 
 
Rua Esteves Júnior, 160 - Centro - CEP: 88.015-130 - Florianópolis - Fone: (48) 3664-9000
 
 
     
 
   
Design by windows vista forum and energiesparlampen