icone facebookicone twittericone instagram

Nota Imprensa UOM/ julho 2012

 

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em reunião realizada no dia 19 de julho do corrente ano, aprovou os projetos que habilitam a implantação do atendimento odontológico móvel nos municípios de Matos Costa, Vargem e Passos Maia.

 

O projeto das Unidades Odontológicas Móveis (UOM) foi pensado pelo Ministério da Saúde, onde as Equipes de Saúde Bucal dos municípios habilitados pelo serviço prestarão atendimento odontológico a grupos específicos, garantindo as ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal das populações rurais, quilombolas, assentadas e em áreas isoladas ou de difícil acesso.

As UOM são consultórios odontológicos estruturados em veículos devidamente adaptados para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal. Estão vinculadas às Equipes da Saúde da Família e recebem dois incentivos financeiros, sendo o de implantação, com o valor único de R$ 3.500,00 e o de custeio mensal no valor de R$ 4.680,00. Os municípios que as receberem deverão ter cadastro, no mínimo, de 01 ESB na ESF em seu território e os profissionais  desta equipe, constituída por um Cirurgião Dentista, um Auxiliar de Saúde Bucal e um Técnico em Saúde Bucal, compartilharão a carga horária entre a UOM e a Unidade de Saúde.

O processo de trabalho implica no atendimento odontológico clínico e preventivo, e sua continuidade, se mais complexo, dar-se-á através de encaminhamento ao Centro de Especialidade Odontológica de referência, de acordo com cada necessidade individual.

João Carlos Caetano, Coordenador Estadual de Saúde Bucal/SC acredita que é uma medida de importância já que facilitará o atendimento odontológico aos usuários residente em regiões de baixa condição econômica e de difícil acesso aos serviços de saúde.