Conteúdo (alt + 1) Menu Principal (alt + 2) Menu Direita (alt + 3) Busca (alt + 4) Inicio (alt + 5)

Saúde da Criança e Adolescente

Apresentação

No ciclo de vida da pessoa humana a fase da infância corresponde ao período do nascimento até os nove anos de idade.
É uma fase que se caracteriza por um período em que ocorrem as maiores e mais rápidas mudanças de todo o ciclo de vida, tanto do ponto de vista físico (crescimento) como psíquico e cognitivo (desenvolvimento), principalmente no seu período inicial, ou seja, nos primeiros dois anos de vida.
Esta característica torna esta fase da vida a de maior risco para a saúde do indivíduo, necessitando por isso, cuidados especiais na atenção às suas necessidades básicas.
As ações de atenção à saúde da criança se constituem em medidas de promoção, proteção e atenção a este grupo etário, de acordo com as suas características, possibilitando o crescimento e o desenvolvimento adequados para uma vida adulta saudável.
A Área Técnica de Saúde da Criança é a responsável pela coordenação da implantação e implementação destas ações no Estado de Santa Catarina, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Principais Atribuições da Área Técnica

check Incentivar, coordenar e dar subsídios à implantação ou implementação de ações de saúde da criança no Estado de Santa Catarina;
check Promover capacitações para profissionais de saúde dos níveis regional e local, nas ações do Setor;
check Supervisionar o desenvolvimento das ações do Setor, nos níveis regional e local;
check Incentivar e coordenar pesquisas sobre a situação de saúde e a qualidade dos serviços na área de atenção à criança;
check Promover o trabalho interinstitucional e intersetorial na atenção à saúde da criança;
check Elaborar e/ou divulgar normas e rotinas de atendimento na sua área de atuação;
check Promover o intercâmbio de informações e trabalho com áreas afins.

check Clique aqui para obter informações de interesse da área técnica.

check Clique aqui para acessar as Publicações

check Acesse aqui Saúde da Criança no Portal do Ministério