Livro sobre prevenção em saúde mental nas situações de desastres naturais é lançado em Blumenau

2008. Depois das Chuvas... O olhar de cuidado sobre o Vale do Itajaí
é o nome do livro que será lançado na próxima sexta-feira (7), em Blumenau. A obra é uma coletânea de artigos escritos por profissionais e gestores, das áreas da saúde, educação e assistência social, que participaram do processo de capacitação pós-desastre de origem natural, ocorrido em novembro de 2008, em Blumenau e outras cidades do Vale do Itajaí.

O livro tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e o texto de apresentação é assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira. “Esta publicação é fruto das intervenções realizadas com base em diversos olhares e experiências de profissionais e de gestores de diversas áreas, que, sensibilizados, relatam vivências e ações de reconstrução das vidas de pessoas afetadas pelo desastre”, coloca o secretário, no texto de apresentação.

O lançamento do livro será no salão nobre da prefeitura de Blumenau, às 10h da próxima sexta-feira. O secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, prestigiará o evento, representando a Secretaria de Estado da Saúde. Na ocasião, haverá uma palestra do coordenador da Unidade Brasileira da Rede Ibero-americana de Ecobioética para Educação, Ciência e Tecnologia e vice-presidente da Secção Intervenção em Desastres da  World Psychiatry Association (WPA), José Thoufic Thomé, que também assina um dos artigos do livro.

A obra surgiu com a proposta de desenvolver um programa de prevenção em saúde mental nas situações de desastres naturais, com foco principal nos cuidadores (profissionais, gestores) que foram os atores no processo de reconstrução da vida da população exposta ao desastre natural. No total, foram publicados 17 artigos.

Mais informações:

Ana Paula Bandeira