Encontro em Caçador discute Atenção Básica à Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, participa, hoje (6) e amanhã, do 53º Encontro de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina. O evento acontece em Caçador, no Oeste catarinense.

Hoje, às 13h, o Conselho de secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) realiza uma reunião conjunta com a Comissão Intergestores Bipartite (Cibi). Dentre os assuntos em pauta, está o cofinanciamento da atenção básica com recursos estaduais, que envolve Equipes de Saúde da Família, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Em 2012, o Estado investiu R$ 42 milhões em atenção básica. A aquisição de computadores para salas de vacina para todo o Estado e a habilitação de leitos de UTI também estão na pauta de discussão.

O evento vai discutir a lei complementar 141/2012, que estabelece regras na gestão da saúde e aumenta a responsabilidade dos gestores, entre outras determinações.

À noite, às 20h, haverá a cerimônia de abertura do 53º Encontro de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina. Participam da cerimônia, além do secretário Dalmo Claro de Oliveira, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC, Eloi Trevisan, o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), o prefeito de Caçador, Imar Rocha, e a secretária de Saúde de Caçador, Dinamar Aparecida Gomes.

Amanhã, às 9h, uma palestra sobre a Lei Complementar 141/2012 e o gestor público da Saúde será proferida pela consultora jurídica do Conasems, Fernanda Terrazas. Outra palestra, de cunho motivacional, vai acontecer às 10h30min, sob o comando do diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada do Rio de Janeiro.