icone facebookicone twittericone instagram

PROGRAMAÇÃO

DIA 03/12/2012

13:30h - Abertura

14:00h - Mesa I : EQUIPE NASF E APOIO INTEGRADO

Coordenador:
Prof. Dr. Luiz Roberto Agea Cutolo - Médico pediatra, doutor em Educação, professor da UFSC, Coordenador do Núcleo Telessaúde SC.

I.  Apoio Integrado e a Gestão Compartilhada - Veja Apresentação
Prof. Dr. Túlio Batista Franco - Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva (Unicamp), professor da Universidade Federal Fluminense - UFF. 
II. Apoio Matricial na Gestão do Cuidado  
Thiago Monteiro Pithon - Psicólogo, especialista em Saúde da Família (ENSP), Coordenador de Saúde da Linha de Cuidado Saúde Mental e Violência da Zona Sul do Rio de Janeiro-RJ.
III.  Equipes multiprofissionais e o reconhecimento dos usuários nos serviços de saúde
Patricia Araújo Bezerra - Enfermeira da Família, sanitarista. Consultora Técnica, Apoiadora Institucional da Coordenação de Gestão da Atenção Básica - DAB/SAS/MS.
Marcelo Pedra Martins Machado- Psicólogo sanitarista. Consultor Técnico, Apoiador Institucional da Coordenação de Gestão da Atenção Básica - DAB/SAS/MS.

20:30h - Jantar de Confraternização

DIA 04/12/2012

08:30h - Mesa II : ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO NO NASF

Coordenador:
Prof. Dr. João Carlos Caetano - Cirurgião-dentista sanitarista, doutor em Saúde Pública, Coordenador de Saúde Bucal da GEABS / SES-SC e professor da UFSC.

I.   Organização e Gestão da Integração do NASF na Atenção Primária
Jorge Zepeda - Médico de Família e Comunidade, mestrando em Saúde Pública (ENSP), Gerente de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis-SC.
II.   Organização da Atenção Básica no Município de Vitória: Equipes Ampliadas e Apoio Matricial
Claudia Sumaia Ferreira de Oliveira Belonia – Enfermeira, especialista em Enfermagem em Estomaterapia  (USP),  membro da Coordenação Municipal de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória-ES.
III. Resultados AMAQ-NASF SC – Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade NASF Santa Catarina
Prof. Dra. Josimari Telino de Lacerda – Cirurgiã-dentista sanitarista, Doutora em Ciências - Medicina Preventiva (USP), professora da UFSC, consultora da GEABS / SES-SC.
IV.   O NASF no Brasil: Panorama atual e novas diretrizes de organização
Marcelo Pedra Martins Machado - Psicólogo sanitarista. Consultor Técnico, Apoiador Institucional da Coordenação de Gestão da Atenção Básica - DAB/SAS/MS.

13:30h - Mesa III : SAÚDE MENTAL NO NASF

Coordenadora:
Prof. Dra. Tania Maris Grigolo 
Doutora em Psicologia Clínica e Cultura (UnB), mestre em Sociologia Política (UFSC) e especialista em Saúde Mental Coletiva (UFSM), assessora do Ministério da Saúde na área técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e professora do curso de Psicologia CESUSC.

I.  Desafios e Possibilidades da Saúde Mental na Era NASF
Prof. Dra. Magda do Canto Zurba - Psicóloga,  doutora e Coordenadora do Curso de Psicologia e Docente do Mestrado Profissional em Saúde Mental da UFSC. Organizadora e autora do livro "Psicologia e Saúde Coletiva".
II.  CAPS e Atenção Básica: Integração para a Produção do Cuidado em Vitória-ES                 
Anselmo Clemente - Psicólogo, especialista em Saúde da Família, mestrando em Psicologia Institucional (UFES), membro da Área técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória-ES.
III.  A transversalidade da Saúde Mental no NASF                 
Marcelo Pedra Martins Machado - Psicólogo sanitarista. Consultor Técnico, Apoiador Institucional  da Coordenação de Gestão da Atenção Básica - DAB/SAS/MS.
IV.  Práticas Matriciadoras: Dispositivos Clínicos e Arranjos de Gestão
Thiago Monteiro Pithon - Psicólogo, especialista em Saúde da Família (ENSP), Coordenador de Saúde da Linha de Cuidado Saúde Mental e Violência, da Zona Sul do Rio de Janeiro-RJ.
V.  Linha de Cuidado em Saúde Mental integrada à Rede de Atenção em Florianópolis-SC  
Sonia Saraiva – Médica Psiquiatra - Gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis-SC.
Cibele Larissa Vieira Kohler - Psicóloga - SMS Florianópolis - Especialista em Saúde Pública.