Conteúdo (alt + 1) Menu Principal (alt + 2) Menu Direita (alt + 3) Busca (alt + 4) Inicio (alt + 5)

Inscrições abertas para Especialização gratuita a distância

Florianópolis (07/01/2010) - A UNASUS, Universidade Aberta do SUS, está com inscrições abertas, até 7 de fevereiro, para o Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade a distância. O curso é oferecido pelo Departamento de Saúde Pública do Centro de Ciências da Saúde da UFSC e é voltado a profissionais graduados em Odontologia, Enfermagem ou Medicina. Para se inscrever, o candidato deverá ser servidor municipal, integrante de equipes de Saúde da Família em Santa Catarina. Estão sendo oferecidas mil vagas, sendo 400 para médicos, 400 para enfermeiros, e 200 para cirurgiões-dentistas.

As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, pela internet, através do link www.unasus.ufsc.br . O curso tem carga horária de 510 horas, sendo 420 horas teóricas e 90 horas entre atividades práticas e realização do TCC. A primeira turma terá aulas entre março de 2010 e março de 2011, e a segunda turma entre agosto de 2010 e setembro de 2011. O objetivo do Curso de Especialização em Saúde da Família é capacitar os profissionais para o exercício da assistência na Atenção Básica em Saúde, para que possam desenvolver as atividades clínico-assistenciais e utilizar instrumental epidemiológico para reconhecimento da realidade.

Também são diretrizes do curso:

Princípios da Educação no Trabalho , estimulando a troca de experiências entre os alunos e o serviço, possibilitando uma reflexão da prática e a conquista das competências necessárias a sua formação; buscando soluções para problemas comuns no processo de formação em saúde na perspectiva de criar espaços para aproximação e/ou integração entre ensino-serviço;
Aproximação da Universidade com os Serviços por Meio das Equipes de Saúde da Família, através de ampla discussão sobre o processo de trabalho em saúde e a realidade social;
Desenvolver Experiências de Novas Tecnologias Educacionais , produzindo material instrucional e disponibilizando no acervo colaborativo;
Desenvolver Experiências de Novas Tecnologias Educacionais , no qual os especializandos sejam responsáveis pela sua aprendizagem propiciando uma formação crítico-reflexiva.
Propiciar Avaliações Participativas , durante o desenvolvimento do curso para que, juntos, professores, tutores, especializandos e instituições de saúde, sejam co-partícipes na busca de alternativas para a formação do profissional para atuar na Estratégia da Saúde da Família.

Rua Esteves Júnior, 160 - Centro - CEP: 88.015-130 - Florianópolis - Fone: (48) 3221-2000