Conteúdo (alt + 1) Menu Principal (alt + 2) Menu Direita (alt + 3) Busca (alt + 4) Inicio (alt + 5)

Hospital Regional se prepara para receber o título de Hospital Amigo da Criança

O Hospital Regional de São José (HRSJ) está sendo preparado para receber o título de Hospital Amigo da Criança. Nesta semana, a unidade de saúde recebeu a visita da responsável pela área técnica da Saúde da Criança e Manejo do Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS), Neide Cruz. A profissional verificou se o hospital possui todos os requisitos para receber o título.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, o reconhecimento do Regional como Hospital Amigo da Criança trará muitos benefícios para Santa Catarina. “O Hospital Homero de Miranda Gomes será referência em incentivo à amamentação no município, região e Estado. Quem ganhará será a população catarinense”.

Segundo Marise Rodrigues, diretora do Hospital Regional de São José, a unidade tem todas as condições para receber o prêmio. "Esse título tem sido almejado há muitos anos e agora faltam alguns pequenos ajustes para consegui-lo", destaca Marise, ao explicar que em outubro será feita uma capacitação aos profissionais de saúde do hospital.

Em Santa Catarina, 18 hospitais são considerados Hospital Amigo da Criança - três deles geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES): a Maternidade Carmela Dutra (Florianópolis), a Maternidade Catarina Kuss (Mafra) e a Maternidade Tereza Ramos (Lages).

Nestes hospitais, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno e reduzindo a morbimortalidade materna e infantil.

Hospital Amigo da Criança

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar a amamentação.

O Ministério da Saúde incorporou como ação prioritária em 1992. Desde então, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vem capacitando profissionais de saúde, realizando as avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento.  Já são mais de 20 mil hospitais credenciados na iniciativa em todo o mundo. No Brasil há 336 Hospitais Amigos da Criança.

O aleitamento materno é a estratégia isolada de maior impacto na mortalidade na infância e, segundo evidências científicas, atribui-se ao aleitamento materno a capacidade de reduzir em 13% as mortes de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis em todo o mundo. O aleitamento materno tem repercussão direta ou indireta na vida futura do indivíduo, auxiliando na redução de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade, reduzindo o risco da mulher que amamenta de contrair câncer de mama e de ovário e de ter diabete tipo II. Além disso, o aleitamento materno promove a saúde física e mental da criança e da mãe, estreitando o vínculo entre eles.

Quem ganha com o Hospital Amigo da Criança

A mãe, que fica mais preparada e segura para amamentar o seu filho por mais tempo e de forma mais prazerosa.

O bebê, que começa a amamentação já na sala de parto. Ele mama por mais tempo, prolongando assim os benefícios do aleitamento materno como melhor nutrição, menos doenças e fortalecimento dos laços afetivos com a mãe.

A família, que evita gasto com a compra de leite industrializado, chupetas, mamadeiras e tratamentos.

O hospital, que recebe um selo de qualidade com o Título de Hospital Amigo da Criança, melhorando seus serviços e atendimento devido às capacitações periódicas que receberá. O que resultará em satisfação do usuário. O hospital também economizará na compra de leite, chupetas e mamadeiras.

O sistema de saúde, que gasta menos com consultas e internações.

Rua Esteves Júnior, 160 - Centro - CEP: 88.015-130 - Florianópolis - Fone: (48) 3221-2000