Conteúdo (alt + 1) Menu Principal (alt + 2) Menu Direita (alt + 3) Busca (alt + 4) Inicio (alt + 5)   
 
     
 
 
 
 
 
 
     
 
 
Santa Catarina recebe mais 99 profissionais do Programa Mais Médicos

Florianópolis, 04 de dezembro de 2013 

Na manhã desta quarta-feira, 4, o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, recepcionou 67 médicos cubanos que vieram para Santa Catarina atuar no Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Ainda nesta quarta-feira, outros 32 profissionais devem desembarcar em Florianópolis, onde o grupo participa, até sexta-feira, 6, de uma capacitação sobre a realidade da saúde pública catarinense.

 Nesta fase do Programa Mais Médicos, Santa Catarina receberá 121 profissionais. Destes, 99 chegam no Estado até a noite desta quarta-feira e demais devem vir para Santa Catarina até o final de dezembro. Este grupo de profissionais permanece em Brasília para receber aulas de reforço em língua portuguesa.

Na recepção aos médicos, no Hotel Valerim Plaza, no Centro da Capital, o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, destacou a importância que esses profissionais têm para que Santa Catarina possa melhorar seus índices de mortalidade infantil e longevidade. “Apesar de sermos o Estado brasileiro com melhores índices, muitos desses médicos estão indo para municípios onde há taxas maiores de mortalidade infantil e menor expectativa de vida”, afirma Casagrande, ao explicar que, por isso, o papel desses médicos na Estratégia Saúde da Família será muito importante.

Walter Gomes Filho, coordenador do Programa Mais Médicos em Santa Catarina, explica que nesta quarta-feira os médicos receberão orientações sobre o trabalho da Atenção Básica feita no Estado. Os médicos que chegam à noite, recuperarão o conteúdo nesta quinta-feira, quando terão uma programação estendida. Ao terminar a fase de treinamento em Florianópolis, os médicos seguem para os municípios onde vão atuar.

Também recepcionaram os médicos o superintendente de Planejamento e gestão da Secretaria da Saúde, Clécio Antônio Espezim, além de Luciano Lespinasse Araújo, representante do Ministério da Saúde em SC, e Charles Tesser, tutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nas fases anteriores do Programa Mais Médicos, Santa Catarina recebeu um total de 57 profissionais inscritos no Programa. “O programa está dando certo no território catarinense e para o início de Janeiro de 2014 está prevista a chegada de mais profissionais”, adianta Walter Gomes Filho, responsável pela coordenação do programa no Estado.

O coordenador informa ainda que a partir do próximo dia 11 começarão as inscrições para os municípios que tiverem interesse em participar do programa. “É importante que os prefeitos manifestem o interesse e façam a inscrição de suas cidades para garantir a colaboração destes profissionais estrangeiros”, completa Walter Gomes Filho.  


Voltar
 
 
 
Rua Esteves Júnior, 160 - Centro - CEP: 88.015-130 - Florianópolis - Fone: (48) 3221-2000
 
 
     
 
   
Design by windows vista forum and energiesparlampen