Boletim das Emergências na Grande Florianópolis – 12/12/2014

Florianópolis,12 de dezembro 2014.

A Secretaria de Estado da Saúde informa, a seguir, a situação das emergências dos hospitais Celso Ramos, Florianópolis, Regional de São José e Instituto de Cardiologia, nesta sexta-feira, 12 de dezembro.

O Hospital Florianópolis estava atendendo, às 12h desta sexta-feira, três pacientes; 28 pessoas aguardavam atendimento no saguão. Segundo informações da direção do hospital, quatro pacientes estão internados na emergência geral. A situação é de normalidade. Nas últimas 24 horas, o Hospital Florianópolis, que é referência em ortopedia, atendeu 58 pacientes na emergência ortopédica. Na emergência geral foram socorridas 240 pessoas, e no setor pediátrico foram atendidas 87 crianças nas últimas 24 horas.

O Instituto de Cardiologia, que atende, via Sistema Único de Saúde, a população com problemas cardiológicos, estava atendendo, até as 14h desta sexta-feira, 07 pacientes na Emergência. Não havia pessoas aguardando consulta. Segundo informações da direção do Instituto, 34 pacientes estão internados na Emergência (08 no semi-intensivo; 01 pessoa na reanimação; 12 no repouso; e outros 13 pacientes na medicação). Até o início da tarde, havia 71 pessoas nas unidades de internação e outras 10 na ala coronária. Nas últimas 24h, o ICSC atendeu 45 pessoas na Emergência e fez 18 novas internações. Há um total de 105 pacientes internados no hospital.

No Hospital Regional de São José havia, na emergência geral, 71 pacientes internados até o início da tarde desta sexta-feira. A situação é de normalidade na emergência. O atendimento é feito de acordo com a gravidade dos casos, a partir da classificação de risco que é feita com cada paciente que chega. Nas últimas 24 horas, de acordo com as informações da direção do Hospital Regional de São José, houve 292 atendimentos em emergência (envolvendo emergência geral, oftalmológica e obstétrica). Na emergência pediátrica, 138 crianças foram atendidas. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 172 pacientes internados.

No Hospital Regional de São José, cerca de 80% dos casos que chegam à Emergência são ambulatoriais, ou seja, são situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos. São casos, por exemplo, de febre e dores generalizadas. Os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais.