Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão ganha reconhecimento e certificado Ouro

Florianópolis, 16 de dezembro de 2014

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) recebe, nesta  terça-feira, 16,  no auditório da Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, o certificado de credenciamento na categoria Ouro, fornecido pelo Programa Ibero Americano da Rede de Bancos de Leite Humano (IBERBLH). O documento é um reconhecimento pelo trabalho e desempenho do banco de leite da instituição durante o ano de 2014.

Além dos profissionais do BHL do HIJG, participam da cerimônia os representantes do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Programa Saúde da Criança e do Adolescente e Grupo Condutor da Rede Cegonha da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Antes da entrega dos certificados haverá uma reunião com os representantes dos BLHs para apresentação do relatório de cada instituição e dados nacionais coletados pela FioCruz.

O processo de credenciamento dos Bancos de Leite Humano pelo Programa Ibero Americano (IBERBLH) faz parte de um convênio entre a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS) e a Coordenação do Centro de Referência Nacional para Banco de Leite Humano (CNRBHL) da FioCruz. No ano passado, em todo o país, foram credenciados 115 BLHs.

Sandra Patrícia da Rocha Matos, responsável pelo Banco de Leite Humano do HIJG, comenta que o certificado Ouro “representa todo o esforço, comprometimento e dedicação da equipe, que busca sempre a qualidade do serviço para a efetiva recuperação clinica e nutricional dos pacientes internados e que são de alta complexidade".

O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão entrou em atividade em 1981. Atualmente, conta com uma equipe de seis profissionais que trabalham em turnos de seis e 12 horas. No primeiro mês de 2014, o BLH captou 23,875 ml de leite materno e, em novembro, a coleta atingiu 28,395ml. A média mensal no decorrer do ano foi de 26,155ml.

Santa Catarina possui 12 bancos credenciados pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH-BR). Seis deles estão localizados em unidades públicas de saúde administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). São eles: Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, considerada Centro de Referência para Bancos de Leite Humano no Estado, Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra; Maternidade Carmela Dutra, Hospital Regional de São José e Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Grande Florianópolis.

Amamentação

Toda mãe que amamenta é uma possível doadora. E os benefícios do leite materno para o bebê contribuem para a redução da mortalidade infantil. Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber o leite humano por meio da doação.

A doação também é importante para as mães com dificuldade de produzir e retirar o leite. As propriedades do leite materno são comprovadamente eficazes, principalmente para os recém-nascidos com agravos, considerados prematuros e que ainda não podem ser alimentados diretamente pelo seio.

Bancos de Leite Humano em SC

Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade Teresa Ramos
Lages - Tel.: 49-3251-0002
Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão