A SES/SC, em consonância com os programas do QualiSUS-Redes e com o Grupo Condutor da Rede de Atenção Psicossocial, está colocando em consulta pública até 15 de março as versões preliminares dos protocolos de saúde mental.

Os interessados em opinar poderão baixar e ler as versões disponíveis em pdf nesta página da SES/SC. Poderão remeter por e-mail, em formulário próprio, suas sugestões para adicionar, suprimir, modificar ou corrigir os textos.

Os protocolos, em grande parte, visam incentivar a integração entre as redes de Urgência e Emergência e a Psicossocial, preconizando formas de acolher e tratar em prontos-socorros de hospitais gerais, em UPA, no SAMU, e em outros pontos da rede de saúde. Visam, ainda, aspectos da rotina do atendimento em saúde mental na rede básica e nos CAPS.

Solicita-se aos técnicos trabalhando nos CAPS, nos hospitais, em ambulatórios especializados de psiquiatria, e nos programas de saúde mental municipais, que leiam, revisem e façam sugestões e comentários a estes textos preliminares.

As sugestões de alterações sobre temas técnicos precisam conter referência bibliográfica e serem embasadas em literatura científica de qualidade.

Serão benvindas, também, todas as detecções de possíveis equívocos gramaticais, de redação, de acentuação e de ortografia porventura encontrados.

A opinião de técnicos que assessoram os gestores, nos municípios, será de grande valia, analisando aspectos relacionados às possibilidades de integrar os protocolos na política municipal de assistência, levando em conta a regulação, a oferta (inclusive medicamentosa) e a comunicação entre os serviços.

Instituições científicas, profissionais de saúde, grupos acadêmicos, universidades e entidades em geral, interessadas no controle social, localizadas em Santa Catarina, são incentivadas a opinar.

A consulta pública fica aberta de 20 de dezembro de 2014 a 15 de março de 2015.

Para opinar, os interessados deverão baixar o formulário em word, disponível abaixo, preenchê-lo e enviá-lo à SES pelo e-mail consultapsico@saude.sc.gov.br

folder Consulta Pública Protocolos da RAPS

Formulário para Download