Boletim das Emergências na Grande Florianópolis – 17/12/2014

Florianópolis, 17 de dezembro de 2014.

A Secretaria de Estado da Saúde informa, a seguir, a situação das emergências dos hospitais Florianópolis, Regional de São José e Instituto de Cardiologia, nesta quarta-feira, 17 de dezembro.

O Hospital Florianópolis estava atendendo, às 12h desta quarta-feira, quatro pacientes; não havia pessoas aguardando atendimento no saguão. Segundo informações da direção do hospital, cinco pacientes estão internados na emergência geral. A situação é de normalidade. Nas últimas 24 horas, o Hospital Florianópolis, que é referência em ortopedia, atendeu 24 pacientes na emergência ortopédica. Na emergência geral foram socorridas 66 pessoas, e no setor pediátrico foram atendidas 13 crianças nas últimas 24 horas.

O Instituto de Cardiologia, que atende, via Sistema Único de Saúde, a população com problemas cardiológicos, estava atendendo, até as 14h desta quarta-feira, 07 pacientes na Emergência. Havia uma pessoa aguardando consulta. Segundo informações da direção do Instituto, 39 pacientes estão internados na Emergência (08 no semi-intensivo; uma pessoa na reanimação; 12 no repouso; e outros 18 pacientes na medicação). Até o início da tarde, havia 79 pessoas nas unidades de internação e outras 12 na ala coronária. Nas últimas 24h, o ICSC atendeu 49 pessoas na Emergência e fez 11 novas internações. Há um total de 118 pacientes internados no hospital.

No Hospital Regional de São José havia, na emergência geral, 57 pacientes internados até o início da tarde desta quarta-feira. A emergência está lotada. O atendimento é feito de acordo com a gravidade dos casos, a partir da classificação de risco que é feita com cada paciente que chega. Nas últimas 24 horas, de acordo com as informações da direção do Hospital Regional de São José, houve 297 atendimentos em emergência (envolvendo emergência geral, oftalmológica e obstétrica). Na emergência pediátrica, 140 crianças foram atendidas. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 262 pacientes internados.

No Hospital Regional de São José, cerca de 80% dos casos que chegam à Emergência são ambulatoriais, ou seja, são situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos. São casos, por exemplo, de febre e dores generalizadas. Os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais.