Boletim das Emergências na Grande Florianópolis – 23/12/2014

Florianópolis, 23 de dezembro de 2014.

A Secretaria de Estado da Saúde informa, a seguir, a situação das emergências dos hospitais Celso Ramos, Florianópolis, Regional de São José e Instituto de Cardiologia, nesta terça-feira, 23 de dezembro.

A emergência do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, atendia 29 pessoas até o fim da manhã desta terça-feira. A situação é de normalidade na unidade de saúde. Segundo informações da instituição, havia cinco pacientes em estado grave. Nas últimas 24 horas, o Celso Ramos recebeu, na Emergência, 183 pessoas. Deste total de atendimentos, 80 casos são do setor de ortopedia que, em geral, envolve pessoas que sofreram acidentes de trânsito.

O Hospital Florianópolis estava atendendo, às 12h desta terça-feira, seis pacientes; quatro pessoas aguardavam atendimento no saguão. Segundo informações da direção do hospital, um paciente está internado na emergência geral. A situação é de normalidade. Nas últimas 24 horas, o Hospital Florianópolis, que é referência em ortopedia, atendeu 23 pacientes na emergência ortopédica. Na emergência geral foram socorridas 70 pessoas, e no setor pediátrico foram atendidas 24 crianças nas últimas 24 horas.

O Instituto de Cardiologia, que atende, via Sistema Único de Saúde, a população com problemas cardiológicos, estava atendendo, até as 14h desta terça-feira, 05 pacientes na Emergência. Não havia pessoas aguardando consulta. Segundo informações da direção do Instituto, 36 pacientes estão internados na Emergência (06 no semi-intensivo; ninguém na reanimação; 12 no repouso; e outros 13 pacientes na medicação). Até o início da tarde, havia 60 pessoas nas unidades de internação e outras 08 na ala coronária. Nas últimas 24h, o ICSC atendeu 27 pessoas na Emergência e fez 05 novas internações. Há um total de 107 pacientes internados no hospital.

No Hospital Regional de São José havia, na emergência geral, 45 pacientes internados até o início da tarde desta terça-feira. A situação é de normalidade na emergência. O atendimento é feito de acordo com a gravidade dos casos, a partir da classificação de risco que é feita com cada paciente que chega. Nas últimas 24 horas, de acordo com as informações da direção do Hospital Regional de São José, houve 230 atendimentos em emergência (envolvendo emergência geral, oftalmológica e obstétrica). Na emergência pediátrica, 129 crianças foram atendidas. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 224 pacientes internados.

No Hospital Regional de São José, cerca de 80% dos casos que chegam à Emergência são ambulatoriais, ou seja, são situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos. São casos, por exemplo, de febre e dores generalizadas. Os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais.