Saúde do Adolescente

Fundo

“Tinha aquela graça fugitiva que indica a mais delicada transição, a adolescência...”
Victor Hugo

Apresentação

A Adolescência envolve o período de transição da infância para a vida adulta e compreende a faixa etária entre 10 e 19 anos de idade. É uma fase marcada por mudanças biológicas, psicológicas e sociais. Desta forma, é imprescindível a construção de estratégias efetivas no Setor Saúde, com o intuito de reduzirmos os agravos evitáveis e trabalharmos a Promoção da Saúde dos Adolescentes, respeitando os princípios organizativos e operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Área Técnica de Saúde do Adolescente é responsável por coordenar no âmbito Estadual as ações previstas nas Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde do MS. Estas diretrizes objetivam desenvolver um conjunto de ações com o propósito de atender os adolescentes numa visão biopsicossocial, enfatizando a promoção à saúde, prevenção de agravos, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, melhorando a qualidade de vida dos adolescentes e de suas famílias.

Nossa Missão

Planejar, coordenar e desenvolver ações de promoção de saúde, bem como ações de prevenção e recuperação de agravos com a população de adolescentes no âmbito estadual, em conjunto com os municípios catarinenses, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

Áreas de Atuação

a) Promoção do crescimento e desenvolvimento saudáveis, prevenção e detecção de agravos a essa faixa etária;
b) Atenção à saúde sexual e à saúde reprodutiva;
c) Redução da morbi-mortalidade por causas externas (abordagem do uso abusivo de álcool e outras drogas e prevenção de acidentes e questões relacionadas as violências;
d) Atenção à saúde de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas).

Principais Atribuições da Área Técnica

• Formular, Incentivar, Coordenar, Acompanhar, Monitorar e Dar subsídios à implantação ou implementação de ações de saúde do Adolescente no Estado de Santa Catarina, observando os princípios e as diretrizes do SUS;
  • Promover capacitações para profissionais de saúde dos níveis regional e municipal nas ações do Setor;
  • Promover o trabalho interinstitucional e intersetorial na atenção à saúde do Adolescente;
  • Elaborar e/ou divulgar normas e rotinas de atenção nesta área de atuação;
  • Participar na implementação das redes de atenção afins a Saúde do Adolescente.

alt Eventos

alt Saúde do Adolescente no Portal do Ministério