icone facebookicone twittericone instagram

 Nos dias 23 e 24 de junho de 2015 o estado de Santa Catarina elegeu as prioridades de pesquisa em saúde que deverão compor a próxima chamada do Programa de Pesquisa para o SUS - PPSUS. 
 
Participaram do evento gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina (SES), representantes da comunidade científica, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e do Ministério da Saúde (MS). 
 
A Diretoria de Educação Permanente da Secretaria de Estado da Saúde, coordenadora do evento,  promoveu duas reuniões prévias à oficina, envolvendo gestores e técnicos das diferentes áreas da SES e, com base nas discussões para o novo Plano Estadual de Saúde, estabeleceu os problemas de saúde, os eixos temáticos e as linhas de pesquisa correspondentes a cada eixo que nortearam as discussões na oficina. Os eixos elencados foram: atenção básica com 16 linhas de pesquisa, média e assitência especializada com 11 linhas, gestão do SUS com 13, assistência farmacêutica com 5, e vigilância em saúde com 21 linhas. 
 
Na plenária final da oficina cada grupo apresentou as linhas de pesquisa priorizadas, sendo 12 para a atenção básica, 9 para o eixo de alta e média complexidade, 5 para gestão do SUS, 5 para a assistência farmacêutica e 13 para a vigilância em saúde. De 66 linhas de pesquisa propostas pela SES/SC foram eleitas 43 linhas na oficina. 
Na oficina, Santa Catarina definiu linhas de pesquisas bem específicas e direcionadas para cada eixo, conforme as necessidades de saúde do estado, resultando em um grande número de linhas para a próxima chamada.