Data: 07/06/2016
Vinte oito de maio: Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna

A redução da mortalidade materna, infantil e fetal ainda é um grande desafio nos dias de hoje, tanto para os serviços de saúde como para a sociedade. Apesar de as taxas de mortalidades materna e infantil terem diminuído nos últimos anos, ainda falta um longo caminho a percorrer para atingir níveis ideais desses indicadores.
Com o objetivo de reduzir estas mortes, foi instituído há cinco anos na Região da Grande Florianópolis, o Comitê Regional de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da Grande Florianópolis, nele são analisados os casos de óbitos da população materno infantil, bem como suas causas e posteriormente definidas medidas de intervenção para melhoria da qualidade à assistência e redução da mortalidade dessa população.
Entre outras atividades do Comitê, anualmente são realizadas ações alusivas ao dia 28 de maio: Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna, cujo principal objetivo é chamar a atenção da sociedade Brasileira para o problema das mortes maternas e ampliar o debate público sobre os direitos das mulheres.
Nesse sentido o Comitê Regional de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e fetal da Grande Florianópolis, que completa cinco anos de atividade, realizará no dia 07 de junho, das 13:30 horas às 17:00 horas , no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, a reunião ordinária do comitê, não só será para os representantes do mes-mo, mas aberta para os profissionais da Atenção Básica e Epidemiológica que atuam com a Saúde Materno Infantil no municípios de nossa região.
O enfoque desta reunião ampliada será a exposição de casos de Sífilis em gestantes e Sífilis congênita, haja vista o aumento significativo dos casos na região da Grande Florianópolis.
No período de 2010 a 2015 foram registrados 738 casos de Sífilis em gestantes na Gran-de Florianópolis. Em consequência, o número de casos de Sífilis Congênita sofreu forte impacto, pois foram notificados 438 casos de sífilis congênita, neste mesmo período. Sendo que houve um aumento significativo de casos, a partir de 2014 (Fonte: SINAN/ DIVE/SES).
Este evento visa discutir com os profissionais dos municípios as ações do Pré-Natal, uma vez que à sífilis identificada na gestante, pode ser tratada evitando a transmissão ao re-cém nascido.

Objetivo: Debate sobre Sífilis em Gestantes e Sífilis Congênita, alusivo ao Dia
Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de
Redução da Morte Materna.

Data: 07/06/2016

Horário: 13:30h às 17:00h

Local: Auditório da Associação dos Municípios da Grande Fpolis.
Rua Candido Ramos, 250- Capoeiras -Fpolis

13:00h - Abertura

14:00h - Exposição sobre a Sífilis em Gestantes e Congênita
Dr. Carlos Alberto Wunderlich
Ginecologista e Obstetra/Palhoça e São José

15:00h - Exposição caso Florianópolis
Márcia Castanhel
Presidente do Comitê de Prevenção de Óbito Materno, Infantil e
Fetal de Florianópolis.

15:30h - Exposição caso de São José

16:00h - Exposição caso de Palhoça

16:30h - Debate

17:00h - Encerramento

Informações: Adriana Mello ou Albertina Brasil-32419320/32419321.