Blumenau, 25 de maio de 2016

A Macrorregião do Vale do Itajaí passa a partir dessa quarta-feira, 25, a ter a sua Central de Regulação de Internações Hospitalares (CIRH). Essa é a oitava e última CRIH a ser implantada em Santa Catarina. A divulgação ocorreu hoje de manhã, no auditório da ADR de Blumenau, com a presença de gestores, prestadores de serviços e técnicos envolvidos no processo regulatório de toda a macrorregião.

Com sede na 15ª Gerência Regional de Saúde de Blumenau, o início das atividades da CRIH da Macrorregião do Vale do Itajaí está previsto para o dia 1º de junho deste ano. A central funcionará 24 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana, regulando as internações hospitalares de 1.680 leitos do SUS em 29 hospitais, com abrangência em 42 municípios e uma população de 1.032.749 habitantes. Para a superintendente do Serviço Especializado e Regulação (SUR), Lúcia Schultz, as Centrais de Regulação garantirão a integração dos pontos de atenção à saúde, proporcionando eficiência nos fluxos assistenciais, mais velocidade na troca de informações, menor tempo e maior eficácia para atender as demandas da população.

A diretora de Planejamento Controle e Avaliação do SUS (DIPA), explica que a regulação das internações hospitalares ocorre online, visando garantir o acesso do paciente e, na sua alta, a liberação da ordem numérica da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que possibilita o imediato faturamento da conta hospitalar à unidade solicitante. Ainda segundo ela, a estruturação das centrais vem ajustar a oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e racional.As CRIH foram criadas de acordo com a Lei Estadual nº 16.158, de 07 de novembro de 2013, que instituiu oito centrais Macrorregionais no território catarinense.