icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 3 de junho de 2016

Na próxima segunda-feira, 6, a Unidade de Queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, desenvolverá uma série de atividades em razão do Dia Nacional de Prevenção de Queimaduras. A equipe de multiprofissionais do setor mobilizará ambulatórios e unidades de internação, explicando a todas as crianças, adolescentes e familiares a importância da prevenção de queimaduras.

Segundo o chefe da Unidade de Queimados do HIJG, Maurício Pereima, serão distribuídos fôlderes e material lúdico, como revistas em quadrinhos da Mônica e do Foguinho, que, por meio dos personagens e suas estórias, ensinam as crianças como evitar queimaduras. “No ambulatório também haverá teatro, bingo educativo, desenhos e colagens sobre temas relacionados a queimadura. Os profissionais que atuam na Unidade de Queimados, com o apoio da pedagogia do HIJG, estarão presentes participando de todas as atividades”, acrescenta Pereima.

Além das ações no hospital infantil, os profissionais da Unidade de Queimados participarão do evento “Queimaduras – manejo multiprofissional: avanços e novas perspectivas de cuidado” direcionado para a comunidade universitária. O encontro será realizado a partir das 18h, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Unidade de Queimados do Hospital Infantil

Desde sua inauguração em 1979, o Hospital Infantil Joana de Gusmão conta com a Unidade de Tratamento de Queimados. A unidade foi credenciada de alta complexidade pelo Ministério da Saúde e, atualmente, é a única Unidade de Queimados de Florianópolis e uma das poucas do Brasil destinada, exclusivamente, ao tratamento da criança queimada.

O chefe da Unidade de Queimados do HIJG, destaca que a unidade recebe pacientes queimados de todo o Estado, desde os que necessitam de tratamento da fase aguda até a reabilitação de sequelas. “Por ano, a unidade atende 150 internações de grandes queimados e recebe mais de 600 pacientes no ambulatório de queimados”, explica Maurício Pereima.

A Unidade de Queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão é referência em Santa Catarina, e destaque em toda a América Latina por disponibilizar o que existe de mais atual para o tratamento de queimaduras.

A importância do dia de prevenção de queimaduras

No dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Queimaduras. Este dia, instituído por meio de uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras, tem por objetivo chamar a atenção da sociedade civil e das autoridades governamentais em todas as esferas sobre a triste realidade das queimaduras no Brasil. É necessário maior atenção e cuidados tanto na sua prevenção, em relação à sociedade e atenção básica, quanto no tratamento médico e hospitalar especializado. A reabilitação e a reinserção dos pacientes no seu meio familiar, escolar e no trabalho também é extremamente importante.