icone facebookicone twittericone instagram

 Inscrições abertas. Início em Agosto.

Curso Gratuito de Formação Profissional: Como lidar com os efeitos psicossociais da violência?, do Centro de Estudos em Reparação Psíquica de Santa Catarina (CERP-SC) terá início em Agosto de 2016. 

CERP-SC é uma realização do Instituto APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre), no âmbito do Projeto Clínicas do Testemunho, financiado pela Comissão de Anistia, órgão do Governo Federal brasileiro, e pelo Newton Fund, iniciativa do governo britânico.

O curso - financiado pelo Newton Fund e totalmente gratuito- é destinado a profissionais que lidam, em suas práticas diárias, com os efeitos psíquicos da violência e das graves violações de direitos humanos, ou que possuam interesse justificado nesta temática. Será dada preferência a profissionais que atuem no SUS, no SUAS ou em instituições que desenvolvam trabalho social relevante. O curso também será aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, membros de organizações não governamentais, movimentos sociais e outros profissionais que justifiquem interesse na temática.

De periodicidade quinzenal, o curso será dividido em três módulos, cada um com quatro meses de duração, totalizando assim 96 horas de formação (8 aulas de 4h de duração, por módulo). Serão fornecidas certificações ao fim de cada módulo, possibilitado que o aluno curse apenas um dos módulos, de modo independente.

Dentre outros temas, os módulos irão abordar:

1. As principais experiências de reparação psíquica no Brasil. Virão a Florianópolis alguns dos principais especialistas do país na temática, bem como representantes de diferentes instituições que atuam na área.

2. A experiência do Reino Unido. Em parceria com o ICHHR, o curso trará ao Brasil dois especialistas do Reino Unido, que compartilharão as experiências britânicas relacionadas ao cuidado psíquico com vítimas de graves violações de direitos humanos.

3. A construção de ferramentas para a realidade local. Os profissionais palestrantes irão auxiliar os alunos a construir ferramentas que lhes possibilitem enfrentar os principais problemas que afetam seu cotidiano de trabalho, sempre com foco nos efeitos psíquicos de graves violações de direitos humanos.

PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI: www.cerpsc.com