alt No dia 27 de julho de 2016, o Centro Catarinense de Reabilitação (CCR/SES) estará promovendo com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Comissão da Saúde, o Seminário sobre o Serviço de Oxigenoterapia e Ventilação Domiciliar.

Este seminário tem como objetivo capacitar os profissionais da área da saúde que atuam diretamente com os pacientes dependentes de oxigenoterapia e ventilação domiciliar, bem como debater e esclarecer as principais dúvidas destes profissionais em relação ao Serviço de Oxigenoterapia e Ventilação Domiciliar.

pdf DATA E HORÁRIO

27 de julho de 2016
Início: 8h
Término: 15h30

pdf LOCAL

Auditório Deputada Antonieta de Barros
Endereço: Rua Dr. Jorge Luiz Fontes, 310 - Centro, Florianópolis
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

pdf PÚBLICO ALVO

Estão sendo oferecidas 450 vagas a profissionais da área da saúde que atendam diretamente aos pacientes em uso de oxigenoterapia e ventilação domiciliar, indicados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS), pelas Gerências Regionais de Saúde (GERSA) e pelos Conselhos das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE). A distribuição das vagas seguirá as seguintes orientações: - uma vaga por SMS, exceto para os Municípios de Araranguá, Biguaçu, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Mafra, Palhoça e São José, que tem duas vagas disponíveis; - uma vaga por GERSA; - duas vagas para cada Conselho das APAEs.

Faça aqui sua inscrição para o evento!

pdf FOLDER - Seminário Oxigenoterapia e Ventilação Domiciliar

pdf PROGRAMAÇÃO

8h30 – Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada
* Introdução
* Aspectos Gerais
* Critérios Clínicos para indicação
* Oxigenoterapia noturna e ambulatorial portátil
* Mudanças nas indicações
* Critérios de exclusão
Palestrante: Dr. Camilo Fernandes e Dr. Daniel Yared Forte

10h – Ventilação Domiciliar
* Doenças neuromusculares e Doenças torácicas restritivas
* Doenças com sinais de Hipoventilação Noturna
* Síndrome da Apneia e Hipopnéia do Sono
* Critérios Clínicos para a indicação de Ventilação domiciliar (dependente de ventilação domiciliar)
* Contraindicações para ventilação domiciliar
Palestrante: Dr. Israel Silva Maia

11h – Equipamentos do Programa
* Concentrador de oxigênio (estacionário e portátil), cilindro de oxigênio, CPAP, BIPAP
Palestrante: Fst. Adriana Desengrini

12h às 13h30 – Intervalo de Almoço

13h30 – Atribuições
* Secretaria de Saúde (Estadual e Municipal), Gerência Regional, empresa fornecedora.
* Responsabilidade do usuário
Palestrante: Dr Camilo Fernandes

14h15 – Procedimentos Técnico-Administrativos:
* Fluxograma
* Critérios e procedimentos administrativos para solicitação da oxigenoterapia domiciliar prolongada e/ou ventilação domiciliar
* Procedimento de Renovação
* Fichas/formulários