icone facebookicone twittericone instagram

 

Os termômetros indicaram baixas temperaturas na cidade de Lages-SC, nos dias 18 e 19 de maio, dias em que se realizou a V Mostra HumanizaSUS, "Participação social e reencantamento do SUS",  mais saimos de lá aquecidos com o calor com o qual fomos recebidos pelos nossos colegas da região, acolhimento já experimentado nos encontros prévios.

A organização da Mostra, realizada a muitas mãos, gerou uma movimentação na região. Tivemos uma ativa participação de conselheiros, que convocados pelo tema, organizaram a  Plenária dos Conselhos em Lages e reuniram-se na manhã do 18. Contamos com a presença de quase 150 pessoas, número não registrado nas edições anteriores. Tivemos a  apresentação de 41 trabalhos (18 pôsteres e 22 na modalidade oral), experiências do cotidiano do SUS, que vinculavam as duas políticas: educação permanente em saúde e humanização,  inspiradas nos pressupostos destas políticas, e na sua maioria frutos da iniciativa EPS em movimento.

 O projeto da Mostra marcou o 18/05, dia nacional pela luta antimanicomial, e também articulou a discussão de situações emergentes em saúde, a partir do debate sobre o enfrentamento à epidemia de Dengue no Estado. A mesa redonda, composta por João Fuck, coordenador do Programa  de Combate a Dengue de Santa Catarina,  Stella Maris Chebli e Maria Claudia Matias, ambas apoiadoras do Ministério da Saúde, destacou a importância da articulação destes temas com aqueles que desafiam o cotidiano do SUS, tais como: acolhimento, cogestão, participação do usuário, entre outros. Na tarde do dia 19/05, a síntese dos trabalhos apresentados gerou um intenso debate envolvendo temas como o das mudanças no processo de trabalho a partir da implantação do acolhimento com classificação de risco, perspectivas de trabalho viáveis para questões polêmicas como medicalização e judicialização da saúde, a importância das práticas integrativas e complementares, tendo sido sugerido a realização de um evento no Estado em torno deste tema. Saimos  mais uma vez entusiasmados com as ricas experiências que foram partilhadas.  Da avaliação dos participantes destacamos as seguintes falas: 

- "O SUS respira";  

- ?Não estamos sozinhos [...] não sou louca [...] tem um monte de gente pensando como eu?;

- "Queremos levar a Mostra HumanizaSUS para a nossa região".

Destaca-se ainda a fala dos gestores presentes, que reafirmaram a importância de espaços de interlocução como o da Mostra, que se proponham a inserir ativamente usuários e conselheiros nas discussões sobre a defesa e fortalecimento do SUS.