Apresentação do QualiAB

A abordagem proposta pela equipe QualiAB toma a organização do trabalho como foco central de avaliação dos serviços de atenção básica, propondo indicadores de qualidade que apontem quais as ações realizadas, como são operadas e o quanto se aproximam do padrão desejável, segundo as diretrizes postas para a Atenção Básica pelo Sistema Único de Saúde.

O QualiAB é uma proposta de avaliação que oferece aos gestores e equipes da Atenção Básica um instrumento para o monitoramento e avaliação dos processos realizados no dia a dia dos serviços. Procura somar com as políticas de avaliação e monitoramento que vem sendo implementadas no Sistema Único de Saúde, representando um recurso adicional para o incremento da qualidade. A adesão é voluntária e não está vinculada a nenhum tipo de incentivo material.

Tem por finalidade favorecer o debate sobre os processos de trabalho instituídos em cada local de modo a permitir tanto a identificação de qualidades como de obstáculos a serem superados, assim como, uma reflexão crítica sobre os padrões de qualidade propostos de modo a aprimorá-los.

Esperamos que o questionário QualiAB contribua com o debate sobre a qualidade dos serviços e forneça elementos para discutirmos o modelo assistencial que temos efetivado assim como para construirmos aquele que desejamos.

Ofício nº 88 - Gestores Municipais

Resumo executivo QualiAB