icone facebookicone twittericone instagram

    O médico de família e comunidade é o especialista que atende os problemas relacionados com o processo saúde-enfermidade, de forma integral, contínua e sobre um enfoque de risco, no âmbito individual e familiar. Com uma visão holística leva em consideração o contexto biológico, psicológico e social, reconhecendo que a enfermidade está fortemente ligada à personalidade e à experiência de vida da pessoa. Entende a enfermidade como parte do processo vital humano, incluindo as dimensões relacionais, ambientais e espirituais e reconhecendo a singularidade de cada pessoa em cada contexto na qual sua vida transcorra.

    O médico de família e comunidade como pessoa, desenvolve a capacidade de conhecer-se a si mesmo, identifica seus paradigmas através da introspecção, conhece e maneja suas emoções, preconceitos e valores entre outros. Na prática, inclui a capacidade para dar conta de funções de administração, educação, docência e investigação. Está preparado para responder às demandas assistenciais em qualquer momento do ciclo de vida individual e/ ou familiar, reconhecendo ao mesmo tempo as interações que se dão na comunidade.

    Através do médico de família e comunidade se produz o ingresso aos Sistemas Locais e Nacionais de Saúde de maneira escalonada, coordenada, eficaz e eficiente. Quando isto não ocorre, gera-se uma relação caótica que produz a desorganização dos serviços de saúde, encarecimento dos mesmos, ineqüidade, falta de acessibilidade e diminuição da cobertura para uma alta porcentagem para a população, e por isso, perda da integração básica da atenção médica que permite de maneira simultânea prevenir e curar, sanar e entender o sentir dos pacientes e suas famílias. A efetividade da Medicina de Família e Comunidade, ao responder as necessidades assistenciais da população em 90 a 95% das vezes, potencializa o uso dos recursos com um alto sentido humano.

    Conceituação Geral de MFC pelas Associações Científicas de WONCA Iberoamérica
WONCA- World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians