Conteúdo (alt + 1) Menu Principal (alt + 2) Menu Direita (alt + 3) Inicio (alt + 5)   
 
     
 
 
 
 
 
 
     
 
 
Teste do Pezinho

testedopezinho

Legislação: A Portaria do Ministério da Saúde do Governo Federal, MS/GM 822/01 de 08 de junho de 2001 implantou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), determinando a gratuidade e obrigatoriedade da realização dos testes sanguíneos para diagnóstico neonatal da fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias. Por meio da portaria n. 499 de 06 de maio de 2013, o PNTN passou a incluir também a pesquisa, tratamento e acompanhamento para outras duas doenças: Deficiência da Biotinidase e Hiperplasia Adrenal congênita.

O que é: Algumas crianças nascem com doenças que podem produzir alterações cerebrais e outros graves efeitos, mas que em geral não se manifestam no nascimento e o recém-nascido parece normal. O teste sanguíneo (Teste do Pezinho) permite identificar e tratar precocemente estes agravos, antes de manifestações como a deficiência intelectual e outras alterações graves, garantindo o bom desenvolvimento e qualidade de vida.

Quando fazer: A coleta do sangue do bebê para o Teste do Pezinho se dá nas Unidades de Saúde da Atenção Básica, entre o 3º e o 5º dia de vida e o material é enviado via correio para a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional do Estado do Paraná (FEPE).

O Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis se constitui no Serviço de Referência de Triagem Neonatal para tratamento e acompanhamento das crianças com resultados do Teste do Pezinho alterado.

Quem pode fazer: Profissionais das equipes da Atenção Básica qualificados para a realização da coleta de sangue. As Unidades de Terapia Intensiva Neonatais realizam este procedimento nas crianças internadas.

A Deliberação 160/CIB/2016 aprova a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná para a realização dos exames de Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) através da Fundação Ecumênica de Amparo ao Excepcional (FEPE). A Coordenação do Programa Estadual de Triagem Neonatal está sob responsabilidade da Gerência de Coordenação da Atenção Básica da SES/SC.

Material de referência e apoio:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Triagem neonatal biológica: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 80 p. : il.

2. Manual Técnico de Coleta para o "Teste do Pezinho". Programa desenvolvido e executado pela Fundação Ecumênica de proteção ao Excepcional para a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. DOMINGOS, Mouseline Torquato. II. OLIVEIRA, Clarice. III. WITTIG. Ehrenfried Othmar.

3. PORTARIA no. 822, DE 06 DE JUNHO DE 2001.

4. Deliberação 160/CIB/2016/SES/SC.

5. Apresentação em ppt: WEB Palestra-Teste do Pezinho (24/08/2016-Telessaúde/SC).

6. Site da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional/FEPE - www.fepe.org.br/

 

Coordenação Estadual do “Teste do Pezinho”
Léa Regina Gonçalves
Fone: 48 3664 7278
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Voltar
 
 
   
 
     
 
   
Design by windows vista forum and energiesparlampen