icone facebookicone twittericone instagram

O cuidado integral, humanizado e sistematizado é prerrogativa da SES/SC viabilizado também, por meio do Grupo de Apoio à Implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas unidades IMG 20161013 095543739

próprias da SES/SC. Constituído por profissionais da Diretoria de Educação Permanente em Saúde/Escola de Saúde Pública (DEPS/ESP), das unidades de saúde SES/SC, do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SC) e da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC).

IMG 20161013 135915760

Como alternativa para a construção do apoio da SES/SC, foram realizadas Oficinas com orientação pedagógica para a construção coletiva de diretrizes e instrumentalização à implantação da SAE.

A avaliação da oficina mostrou a pertinência do tema junto as unidades; a potência da participação do COREN/SC e o valor a iniciativa da SES. Bem como, o protagonismo da Enfermagem, as reflexões necessárias acerca da profissão e “... a razão da SAE se concretizar no nosso trabalho”.

Um potencial subsídio para o desenvolvimento de metodologias interdisciplinares e humanizadas de cuidado, com uma assistência qualificada, comprometida em seu papel social e que permite a elaboração de diagnósticos das necessidades, planejamento e implementação da assistência, com responsabilidade e respaldo profissional.