O QualiAB é uma avaliação da qualidade organizacional de serviços de Atenção Básica, bem como as ações realizadas na rotina de trabalho das equipes AB/ESF. As questões são de resposta única e de múltipla escolha, de fácil preenchimento, podendo ser respondido parcialmente e salvo até completar a resposta a todas as questões.

Para acesso basta clicar no link: http://www.abasica.fmb.unesp.br/index.php e começar a adesão!!

O principal meio de disseminação será um repositório web, para apoio aos profissionais de saúde, QualiAids ( Avaliação dos processos de organização da atenção ambulatorial em HIV/Aids e QualiAB ), contribuindo para avaliação dos processo realizados no dia a dia dos serviços na Atenção Básica. Estes instrumentos avaliativos compõem a primeira fase do projeto.

Após o preenchimento o município terá acesso ao “Guia de Boas Práticas” para subsidiar a discussão do processo de trabalho.

O Projeto QualiRede “ Qualificação da Rede de Cuidados em DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, que contempla a construção e disseminação de um modelo lógico de programa, explicita impactos e resultados a serem alcançados, bem como processos necessários e articulados a indicadores de avaliação e monitoramento.

Em consonância com as ações de enfrentamento da epidemia de Sífilis e das Infecções Sexualmente Transmitidas, HIV/Aids e HV, reforçamos que a deliberação em CIB 097/15, que é o acordo de cooperação técnica interfederativa, com vistas a responder a situação epidemiológica das DST/Aids e Hepatites Virais em nosso Estado, para os 12 municípios incluídos na cooperação técnica interfederativa .

Portanto, os 12 municípios incluídos na cooperação técnica interfederativa com corresponsabilidade de aderir ao QualiRede 100%, ou seja, preencher o instrumento do QualiAids e QualiAB.

Informo que a coordenação do QualiRede em Santa Catarina está compartilhada entre Gerência de Vigilância das DST/Aids/HV (QualiAids) e Gerência de Coordenação da Atenção Básica ( QualiAB).

E na ultima reunião realizada em Florianópolis (6 e 7 de dezembro ), com a participação dos coordenadores nacionais do QualiAids Maria Ines B. Nemes, do QualiAB Elen Rose L. Castanheira, da assessora da interfederativa Sônia Maria Machado de Souza, do COSEM/SC Sônia Franzói Bodanese.

A segunda etapa está prevista as oficinas, que acontecerão em dois momentos na Região de Foz do Rio Itajaí e Grande Florianópolis, conforme descrito abaixo:

Mês

Dezembro

Relatório final

Região de Saúde Foz de Itajai: 11 municípios

Balneário Camboriu, Bombinhas, Camboriu, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Balneário Piçarra, Porto Belo.

Região de Saúde Grande Florianópolis - 22 municípios

Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifacio, São João Batista, São José. São Pedro de Alcântara, Tijucas.

A deliberação CIB 097/15, está de acordo com a cooperação técnica interfederativa, com vistas a responder à situação epidemiológica das DST/Aids e Hepatites Virais em Santa Catarina. Relação de municípios estratégicos para o acordo de cooperação técnica interfederativa:
Balneário Camboriú, Blumenau,Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José.

Reconhecendo a complexidade da dinâmica local, informamos que o período para o preenchimento do questionário QualiaAB foi prorrogado até dia 31/03/2017.

Agradecemos seu apoio e parceria para o êxito de mais este trabalho de fortalecimento da Atenção Básica. Qualquer dúvida entrar em contato com:

GEABS – geabsmops@saude.sc.gov.br

Lizete Contin