icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 23 de fevereiro de 2017

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou na manhã desta quinta-feira, 23, uma entrevista coletiva à imprensa destacando o incentivo ao uso do preservativo em todas as relações sexuais, especialmente durante o Carnaval. Profissionais de saúde de todo o estado estão mobilizados para alertar os foliões sobre a importância do uso da camisinha como meio de proteção de 12 Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dentre elas o HIV, a sífilis e as hepatites virais. No total, três milhões de preservativos serão distribuídos em Santa Catarina durante as atividades de Carnaval, As ações contam com a parceria dos municípios e de Organizações Não Governamentais (ONGs).

“A nossa maior preocupação refere-se ao consumo de álcool que, ao produzir um efeito euforizante, pode induzir a práticas sexuais menos seguras, sem o uso do preservativo”, explica o médico infectologista Fábio Gaudenzi, Superintendente de Vigilância em Saúde. Ele acrescenta que o consumo excessivo de álcool pode provocar, ainda, acidentes de trânsito e outros tipos de violências.
 
Os jovens continuam requerendo a maior atenção da área da saúde, pois a faixa etária de 15 a 29 anos vem registrando um aumento no número de casos novos de AIDS em Santa Catarina. A taxa de detecção de casos novos de AIDS entre jovens de 15 a 19 anos saltou de 2,34 em 2007, para 20,4 casos por 100 mil habitantes em 2015. Na população de 20 a 24 anos saltou de 4,7 em 2007, para 17,5 casos por 100 mil habitantes em 2015. Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde (MS) revela que o uso de camisinha entre pessoas de 15 a 24 anos caiu de 58,4% em 2004, para 56,6%, em 2013, entre parceiros eventuais. Entre parceiros fixos, o uso é ainda menor: 38,8% em 2004, e 34,2% em 2013.
 
O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, demonstra preocupação com o avanço dos números de casos de AIDS no estado, que apresenta a segunda maior taxa de detecção no país (31,9), atrás apenas do Rio Grande do Sul (34,7). “Temos trabalhado em conjunto com os municípios de forma a garantir um maior número de pessoas em tratamento para, com isso, diminuir a taxa de mortalidade que ainda é grande. No entanto, para evitar novos casos é fundamental não descuidar da prevenção. Para isto, o uso da camisinha é a forma mais simples e efetiva de garantir proteção contra o HIV”, reforça Caropreso.
 
Para aqueles que tiveram contato com o vírus recentemente por meio de uma relação sexual desprotegida, existe a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). “Trata-se de um tratamento com medicação antirretroviral que deve ser iniciado em até 72 horas após a provável exposição ao vírus e ser continuado por 28 dias, sempre com orientação médica”, explica o médico infectologista e diretor do Hospital Nereu Ramos, Antônio Miranda.
 
A Secretaria de Estado da Saúde oferece uma ferramenta de busca pelo site www.aids.sc.gov.br para informar os locais que oferecem a PEP e T o este Rápido para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C em Santa Catarina.
 
Veja aqui a apresentação feita pelo superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi.

Ações em Santa Catarina no Carnaval 2017

Dentre as ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão a distribuição de 12 mil kits a motoristas com uma sacolinha contendo preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e folderes nas quatro praças de pedágio de Santa Catarina (Palhoça, Porto Belo, Araquari e Garuva). A distribuição ocorrerá nesta quinta-feira, dia 23, em parceria com a Autopista Litoral Sul. O material também será entregue a motoristas de Florianópolis na sexta-feira, dia 24, na blitze que será realizada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) no Trapiche da Avenida Beira Mar Norte, das 16h às 18h.

Ações similares serão desenvolvidas por todo o estado, conforme informado pelos municípios. Confira:
 
Florianópolis

A SES, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e o Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (GAPA), realizará diversas ações que contarão com a participação de dois ‘Homem-Camisinha’, personagem criado pelo Ministério da Saúde (MS) para alertar os foliões sobre a importância do uso do preservativo. No dia 23 de fevereiro, na Praça da Alfândega, haverá oito tendas para a realização de Teste Rápido à população interessada e outras duas tendas para orientações, com distribuição de preservativos e material educativo, na ação batizada de Quinta da Galera que será desenvolvida até o dia 23 de junho.

No mesmo dia, 23 o GAPA e a Prefeitura de Florianópolis realizarão ação de testagem e orientação na comunidade do bairro Monte Verde. Está prevista, também, a distribuição de preservativos durante os eventos Bloco do Vexame, no dia 25, das 13h às 22h, na rua João Pinto, no Carna POP, no dia 26, das 13h às 22h, na rua João Pinto, e durante o Pop Gay, no dia 27, a partir das 21h, na Praça Fernando Machado.

Florianópolis é uma das cinco capitais que integram a Campanha de Carnaval 2017 do Ministério da Saúde e, por isso, também contará com máquinas de preservativos no aeroporto Hercílio Luz e com megadispenser de preservativos no Terminal Rodoviário Rita Maria.

São José

A Prefeitura de São José realizará o Pedágio da Prevenção no dia 24, das 16h às 17h, no bairro Forquilhinha, com entrega de folderes e preservativos a motoristas. A iniciativa é da Unidade Básica de Saúde do bairro. As demais unidades de saúde estarão enfatizando a importância da prevenção das ISTs durante o Carnaval, com entrega de materiais informativos e preservativos , os quais também serão distribuídos em casas noturnas e nos bailes tradicionais da cidade.

Santo Amaro da Imperatriz

Tenda da saúde com distribuição de preservativos e de materiais informativos à população.
  
Içara

No dia 24 será realizado um bloqueio junto à Polícia Militar Rodoviária por profissionais de saúde para a distribuição de kits contendo material educativo, preservativos e gel lubrificante. Todas as equipes de saúde da família realizarão ação conjunta com mesmo material em suas unidades. Esses kits também serão distribuídos em todos os postos de combustíveis do município e em algumas empresas. Está prevista, ainda, a realização de Teste Rápido em empresas da cidade.
 
Ponte Alta

No dia 24, das 9h às 12h, a Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Alta realizará uma ação na Praça da Igreja Matriz, com distribuição de preservativos e material informativo, além do incentivo à realização do Teste Rápido. À tarde, os profissionais de saúde farão entrega de folderes e preservativos na Festa de Carnaval dos Idosos, no bairro Vila Nova. 
 
Concórdia

Distribuição de folders, gel lubrificante, preservativos masculino e femininos nos postos de combustíveis. No dia 24, ação de conscientização para os funcionários da empresa BRF sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, com entrega de folderes e preservativos.

Itá

Durante os dias com bailes de rua - 24, 25, 26, 27 e 28 – será oferecido atendimento de enfermagem, com distribuição de preservativos, folderes, leques e porta-cerveja com adesivo sobre prevenção. Esta ação será realizada nas termas e nas áreas de Camping.
 
Itaiópolis

Do dia 20 ao dia 24 serão oferecidos Testes Rápidos aos funcionários das empresas JBS, Embraco e JB Paes.
 
Canelinha

A Secretaria de Saúde de Canelinha realiza a campanha “Vista-se para este Carnaval, use camisinha”, de 20 a 24, com realização de Teste Rápido no período da manhã em uma tenda montada em frente à Unidade de Saúde do Centro. No local também são distribuídos folderes e preservativos e repassadas orientações sobre o tema para a população. Durante os bailes de Carnaval, nos dias 25 e 27, profissionais de saúde estarão em frente ao Salão Marselhesa, no bairro Índia, entregando folderes, leques sobre prevenção das ISTs e preservativos.
 
Caçador

Distribuição de preservativos e materiais informativos à população na Praça do Berger, em parceria com o SESC. Nos dias 23 e 24, das 8h às 17h, será realizada ação educativa no Largo Manoel Siqueira, para orientações e entrega de preservativos para a população. Empresas que realizarão bailes de Carnaval também receberam preservativos para distribuição aos foliões.
 
Rio Negrinho

Distribuição de preservativos em bailes de Carnaval da cidade e nas unidades de saúde.
 
São Bento do Sul

Distribuição de preservativos em bailes de Carnaval da cidade e nas unidades de saúde.
 
Mafra

Distribuição de preservativos em bailes de Carnaval da cidade e nas unidades de saúde.
 
Tubarão

Distribuição de materiais informativos e preservativos em todas as unidades de saúde. No dia 22, o município realizou uma ação no Centro, em parceria com a ONG Gata. Além de tenda para informações à população, houve distribuição de folderes, leques e preservativos aos motoristas no cruzamento da Praça Sete. O Hospital Nossa Senhora da Conceição realizará uma mobilização interna com os funcionários, com entrega de insumos de prevenção, iniciativa da equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

Gravatal

Distribuição de preservativos e folderes nos postos de combustíveis e nas unidades de saúde do município. No dia 18 foi realizada distribuição de preservativos e de gel lubrificante no baile de carnaval do clube Vugra.  

Capivari de Baixo

Divulgação sobre as medidas de prevenção às ISTs em rádios locais e distribuição de preservativos no Clube Recreativo Casarão, no Clube Estrela e, também, nos postos de combustíveis e nas unidades de saúde do município.

Pedras Grandes

Distribuição de kits com preservativos masculinos e femininos nos locais que sediarão eventos festivos, com reforço nas unidades de saúde do município.

Jaguaruna

Realização de pedágio educativo no centro da cidade e no acesso às praias no dia 22 de fevereiro. Também estão sendo distribuídos insumos de prevenção em pontos estratégicos da cidade e em todas as unidades de saúde.

Piratuba

No dia 17 foi realizada ação oferta de Teste Rápido para população com entrega de panfletos.

Seara

No dia 21 foi realizada palestra sobre prevenção às ISts na empresa JPB, com realização de Teste Rápido para os funcionários, além da distribuição de preservativos e panfletos.

São Joaquim

Distribuição de preservativos em clubes e bares da cidade.
 
Otacílio Costa

Entregas de preservativos em ações realizadas nas empresas Sudati, Labin e Passaúra, além da oferta nas unidades de saúde do município.
 
Lages

A Vigilância Epidemiológica do município realizará ação educativa com divulgação do Teste Rápido, da PEP e incentivo ao uso de preservativo. As unidades de saúde também estarão fornecendo preservativos e material informativo, além da realização de Teste Rápido.
 
Brusque

Distribuição de preservativos nos locais onde serão realizados Bailes de Carnaval e ‘blitz’ noturna, com abordagem de motoristas e pedestres, para orientação e distribuição de materiais informativos, preservativos e gel lubrificante em casas noturnas e bares de maior movimentação da cidade.
 
Fraiburgo

Durante a folia serão distribuídos preservativos e afixadas faixas e cartazes em todos os locais de festa, inclusive onde os foliões costumam se reunir para o habitual esquenta, como os postos de combustíveis.

 

Confira a Galeria completa - Clique na Foto