Florianópolis, 17 de março de 2017

Na última quarta-feira, 15, o Ministério da Saúde (MS) emitiu a Nota Técnica 623 de 2017 que amplia a Rede de Atençãoà Saúde das Pessoas com Câncer no estado. O Plano Oncológico de Santa Catarina agora permite expansão da capacidade instalada, visando a completa assistência à saúde da população. Os repasses para a manutenção dos serviços serão feitos mensalmente pela União e conforme a produtividade de cada hospital.

Segundo o superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde (GUG/SES), Adriano Ribeiro, essa conquista é um grande avanço no tratamento oncológico catarinense. “A partir de agora, conseguiremos reorganizar a rede de atendimento a pessoa com câncer ampliando a oferta de serviços já existentes e habilitando novos. O tratamento oncológico já é desgastante e nosso objetivo é evitar que o paciente se desloque por longas distâncias para o tratamento, além de não sobrecarregar o sistema. Além disso, a nota técnica garante o financiamento desses serviços pelo Ministério da Saúde”, explica Adriano.

Novos serviços:

• Brusque (Hospital Azambuja) – cirurgia oncológica

• Joinville (Hospital Regional Hans Dieter Schmidt) – cirurgia oncológica

• São Bento do Sul (Hospital e Maternidade Sagrada Família) – oncologia adulta

• São Miguel do Oeste (Hospital Regional Terezinha Gaio Basso) – oncologia adulta

• Rio do Sul (Hospital Regional Alto Vale) – oncologia adulta

• Chapecó (Hospital da Criança Augusta Muller Bohner) – oncologia pediátrica

Serviços existentes que serão reabilitados:

• Chapecó (Hospital Regional do Oeste)

• Itajaí (Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen)

• Blumenau (Hospital São Antônio e Hospital Santa Isabel)

• Florianópolis (Cepon, Hospital Celso Ramos, Maternidade Carmela Dutra, Hospital de Caridade, Hospital Infantil Joana de Gusmão e Hospital Universitário)