icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 11 de abril de 2017

O Dia Mundial da Doença de Parkinson foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1998. A data faz referência ao nascimento do médico inglês James Parkinson, que nasceu no dia11 de abrilde 1755.

2017 é o ano do 200º aniversário da publicação do artigo "ShakingPalsy" de James Parkinson. O diagnóstico é ainda difícil, pois não há atualmente nenhum exame de sangue ou testes de laboratório disponíveis para diagnosticar a doença. Nem todo tremor é doença de Parkinson, nem o tremor é um sintoma fundamental para o diagnóstico, pois até um terço das pessoas com a doença de Parkinson podem não apresentar este sintoma. Pesquisas afirmam que as pessoas que aprendem a viver com Parkinson têm uma maior qualidade de vida, tomam menos medicações e vivem melhor. A existência de um dia especial visa esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida.

Estima-se que cerca de 40% das pessoas com a doença podem não ter ainda o diagnóstico (dados dos EUA). Fazer um diagnóstico preciso é essencial para a prescrição do tratamento adequado ao paciente. Decisões na escolha de tratamento após o diagnóstico podem ter implicações profundas sobre o sucesso a longo prazo.

A SES tem ambulatório específico para tratamento da Doença de Parkinson no Hospital Governador Celso Ramos e no Centro Catarinense de Reabilitação com mais de 100 consultas mensais, onde os pacientes recebem tratamento especializado e diferenciado. 

 

alt 

Em 11 de abril de 2005, a Tulipa Vermelha foi lançada como o símbolo mundial da doença de Parkinson na IX Conferência do Dia Mundial da Doença de Parkinson, em Luxemburgo. A flor foi desenvolvida pelo Floricultor Holandês Van de Wereld, em 1981, que era portador da Doença de Parkinson.