icone facebookicone twittericone instagram

Ibirama, 20 de abril de 2017

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, através da Vigilância Sanitária, promoveu na manhã desta quinta-feira, 20, um curso sobre o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS). O público alvo do evento foram dentistas de toda a região que puderam saber mais sobre a correta destinação dos resíduos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Rosdalva Iumara Schroder, o PGRSS foi implantado em 2004, mas em 2013 uma resolução conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) determinou que cada estabelecimento precisava gerenciar seus resíduos. “Esses resíduos devem ser destinados corretamente para evitar a contaminação do meio ambiente e devido ao perigo que causam as pessoas caso sejam jogados em lixo comum”, esclareceu.

O engenheiro ambiental, Daniel Lima de Oliveira, palestrou para os dentistas e apresentou a normativa do programa, além de esclarecer todas as questões técnicas sobre o assunto. “Mostramos a eles como montar o seu plano de gerenciamento online na página da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina que tem um modelo próprio que facilita esse trabalho”, ressaltou.

O evento foi realizado no auditório da ADR de Ibirama e contou com a presença de cerca de 25 profissionais da área da saúde na região.