Chapecó, 20 de abril de 2017

As ações de combate a dengue do Oeste catarinense contam com um reforço. A Gerência Regional da Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó recebeu nesta quinta-feira, 20, uma caminhonete Amarok, com equipamento acoplado de ultra baixo volume (UBV), utilizado na aplicação de inseticida para o controle de surtos e epidemias de dengue, Chikungunya e zika.

O veículo foi destinado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (DIVE/SES) e atenderá aproximadamente 60 municípios do Oeste. A Gerência Regional de Saúde já possue outras duas caminhonetes para dar este suporte.

Segundo a biológa do setor de zoonoses da gerência, Deyse Angelini, neste ano ainda não foram registrados casos de dengue na região, mas 24 municípios estão infestados, ou seja, tem a presença do mosquito Aedes aegypti , sem a transmissão da doença. “Em 2016 tivemos um pico epidêmico com casos da doença, mas chamamos atenção ao fato de que neste ano mais quatro municípios foram incluídos na lista de infestação. Desta forma, os cuidados devem ser permanentes”, afirma Deyse.