Florianópolis, 27 de abril de 2017

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram, nesta quarta-feira, 26, a assinatura do termo de cessão de uso da tecnologia da Telemedicina e a doação de equipamentos de CR (digitalizador de exames de Raios-X) e impressoras DRY para os municípios de Chapecó, Caçador, Barra Velha e Içara. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões da SES, no oitavo andar, do prédio central.

O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, explicou que esta ação é um grande presente e contribuição para a regionalização da saúde catarinense. "Com esta tecnologia, o que a secretaria faz é oferecer atendimento a um grande número de pessoas espalhadas por todo o estado. Essas pessoas não precisam vir até Florianópolis ou se dirigir até algum grande centro para realizar exames simples", disse Caropreso.

A medida é parte de um projeto do Ministério da Saúde (MS) e do Núcleo de Telessaúde/SC da UFSC em parceria com a SES para a modernização de serviços de exames de imagens, principalmente Raios-X ou mamografia.

Segundo a diretora do Hospital Universitário (HU), Maria de Lourdes Rovaris, que na ocasião representou o reitor da UFSC, falou da importância da parceria com a SES. " O armazenamento da imagem, a disponibilização e a possibilidade de um diagnóstico via central de regulação trabalha a questão da urgência dos atendimentos. É gratificante para a UFSC ser parceira neste projeto e contribuir para que ele possa ser implementado nas regiões de Santa Catarina", destacou Rovaris.

Com a implementação do projeto, as unidades municipais poderão melhorar a oferta destes serviços e diminuir o tempo entre a realização do exame e a emissão do laudo, bem como reduzir os impactos ambientais gerados pelo método convencional. Além disso, o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT) oferece o PACS, programa de armazenamento digital de exames que não ocupa espaço físico e nem sofre a degradação pelo tempo.

O secretário adjunto para Assuntos Finalísticos da SES, Murillo Capella, comemorou a iniciativa. "Estou feliz que a SES estenda a estes municípios o uso de tecnologia da imagem como meio de diagnóstico rápido e, consequentemente, a possibilidade de uma terapia rápida", comentou Capella.

A telemedicina atua junto aos municípios catarinenses tanto com a oferta de Telediagnóstico quanto no suporte tecnológico. A rede de Telediagnóstico atualmente possui 620 pontos de realização de exames distribuídos pelo estado, sendo 335 para realizar exames de eletrocardiograma e 285 pontos de teledermato. Em 2016, mais de 230 mil exames foram realizados.

Municípios com exames de imagem via Telemedicina

Por meio da tecnologia da Telemedicina, a SES está modernizando os setores de Exames de Imagens em unidades hospitalares de administração direta, indireta e municipais. Veja quais são as unidades que possuem a tecnologia implantada e em funcionamento, as que já receberam equipamentos e estão em processo de implantação, e as unidades interessadas na tecnologia que já fizeram o primeiro contato com a SES.

Unidade

Florianópolis