icone facebookicone twittericone instagram

Palhoça, 12 de maio de 2017

O diretor de Educação Permanente em Saúde e da Escola de Saúde Pública, Paulo Orsini, representou o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, no lançamento do livro Termalismo e Crenoterapia no Brasil e no Mundo, ocorrido na manhã dessa sexta-feira,12, no auditório da Unisul, na Pedra Branca, município de Palhoça.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS) e da Escola de Saúde Pública, firmou parceria com o curso de Naturologia da Unisul e o Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a criação do projeto Termalismo Social na Atenção Básica Catarinense.

Termalismo Social

Com o objetivo deincentivar ações e serviços de Termalismo Social em Santa Catarina, o projeto vem desde 2014 realizando pesquisas e coletando informações para produzir conhecimento científico sobre o assunto. O trabalho foi realizado em três etapas. A primeira dedicada ao conhecimento dos municípios de Santa Catarina com fontes termais, a segunda para a produção de materiais de divulgação e informativos sobre o tema e a fase atual e final, que oferecerá três oficinas com apresentação dos resultados do projeto.

Daniel Mauricio de Oliveira Rodrigues, coordenador do Curso de Naturologia e que divide a autoria do livro com Fernando Hellmann, professor do Departamento de Saúde Pública da UFSC, garante os benefícios e as bases científicas do uso das águas termais na saúde. "Vários estudos comprovam a eficiência das águas termais no tratamento de dores e aspectos da saúde mental. Fizemos a comparação entre a água termal de Santo Amaro da Imperatriz com a água destilada ,e observamos o efeito anti-inflamatório e analgésico na primeira, tanto em animais quanto em seres humanos", relata Rodrigues.

alt

 

Foto: Robson Valverde