icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 15 de maio de 2017

A equipe de cirurgia bucomaxilofacil do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) realizou, na última quarta-feira, 10, uma complexa operação para a retirada de um tumor facial de grandes dimensões. Para o procedimento foi utilizada a tecnologia 3D, oferecida gratuitamente por uma empresa de Minas Gerais.

A cirurgia foi feita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e teve duração de cinco horas. O tumor afetava principalmente a região orbitária da face, onde ficam os olhos. A equipe realizou a reconstrução do crânio com enxerto retirado da bacia crista ilíaca do paciente. A equipe de ortopedia ficou responsável pelas medidas do enxerto, que contou com o auxílio dos dados obtidos no protótipo 3D.

O cirurgião bucomaxilofacial, Levy Rau, comenta os benefícios de trabalhar com a tecnologia 3D. "Trabalhamos com o mínimo de riscos e com baixa perda sanguínea, além da rapidez que a tecnologia proporciona. Não houve sequer a necessidade do uso de uma vaga na UTI", explicou Rau. O paciente teve alta em 48 horas sem qualquer complicação no pós operatório imediato.