icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 16 de maio de 2017

No último sábado, 13, Dia D da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, 1.112 salas dos postos de saúde de todo o estado ficaram abertas das 8h às 17h. Além dessas salas, a vacina também esteve disponível em 300 postos volantes. A adesão da população-alvo foi considerada positiva, elevando para 67% a cobertura vacinal em Santa Catarina. A campanha segue até o dia 26 de Maio.

“As equipes das regionais de saúde e os municípios empenharam-se em atrativos para garantir a adesão ao Dia D, e deu certo. A cobertura vacinal passou de 51,8% para 67% após a mobilização”, afirma Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES).

No total, até o momento, foram aplicadas 1.215.753 doses, das quais 893.487 entre pessoas dos seguintes grupos prioritários: idosos (547.301), crianças de seis meses e menores de cinco anos (186.694), trabalhadores de saúde (58.113), professores (47.214), gestantes (34.078), puérperas – até 45 dias após o parto (8.126) e indígenas (5.819).

alt

Outras 322.266 doses foram aplicadas em indivíduos portadores de doenças crônicas ou com condições clínicas especiais (pessoas que apresentem pneumopatias (incluindo asma), cardiovasculopatias, nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento (como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros), obesidade, imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/AIDS ou outros e pacientes com tuberculose, de todas as formas).

Como a estimativa é que existam 461.739 pessoas com comorbidades que devem ser imunizadas, já foram vacinadas 70% das pessoas pertencentes a este grupo. Concórdia é a região que apresenta a melhor cobertura vacinal contra Influenza até o momento, com 81%. A que apresenta o resultado mais baixo é Lages (57,03%).

alt

No site www.gripe.sc.gov.br além de informações sobre a doença, as formas de prevenção e tratamento, há a lista completa das salas de vacina existentes em Santa Catarina, tanto da rede pública como das unidades privadas credenciadas pela DIVE para comercializar as vacinas.

As pessoas que pertencem aos grupos prioritários devem comparecer ao posto de vacinação, preferencialmente portando sua carteirinha de vacinação. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem apresentar prescrição médica com indicação da vacina contra influenza ou, caso sejam cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, podem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina sem a necessidade da prescrição. Já os professores têm de apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino e os trabalhadores de saúde precisam apresentar carteira de identificação profissional.