Florianópolis, 17 de maio de 2017

Na próxima sexta-feira,19, é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Além dessa data, Santa Catarina celebra também a Semana Estadual de Doação de Leite Humano criada pela Lei n.º 15.952, de 7 de Janeiro de 2013. A finalidade das duas datas busca sensibilizar a população para a crescente demanda por leite humano como forma de garantir sobrevivência de bebês internados em UTI neonatais, cujas mães não conseguem suprir as necessidades dos filhos.

O estado catarinense possui 13 bancos de leite humano e seis postos de coleta. A  médica pediatra neonatologista, Maria Beatriz Reinert do Nascimento, responsável técnica pelo Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, referência para todo o estado desde 1999, destaca a importância da doação e dos bancos de leite humano.

"Pesquisas mostram o efeito protetor do leite humano pasteurizado em Bancos de Leite para os bebês prematuros, pois eles ficam mais protegidos de infecções. O leite processado, sob controle rigoroso nos Bancos de Leite Humano, é garantia de um alimento seguro, de qualidade, e que tem um papel essencial na recuperação de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, na ausência do leite de suas próprias mães", explica a médica.

Mulheres que estejam amamentando seus filhos são potenciais doadoras de leite humano. Para doar é preciso ser saudável e não estar tomando remédios que interfiram no período da amamentação. No Brasil, cerca de 30% do leite humano doado é descartado, por esta razão, é fundamental que todos os passos da doação sejam seguidos (https://rblh.fiocruz.br/pt-br/como-coletar-o-leite-humano-para-doacao).

Sempre que quiser a mulher em fase de amamentação pode doar leite humano. "Não há uma quantidade específica de vezes em que uma mulher pode doar, pois isso varia de pessoa para pessoa. Quanto mais a mama é estimulada, seja para doação ou para alimentação do bebê, mais leite ela será capaz de produzir", complementa Maria Beatriz. Não há quantidade mínima para que seja feita a doação. "É importante ressaltar que 1 litro de leite humano pode alimentar até 10 bebês internados" acrescenta a médica.

As campanhas continuam sendo realizadas porque o número de doações ainda é baixo em relação à demanda no país. Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir apenas 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas unidades neonatais do Brasil. "Isso significa que 40% dos bebês internados que precisam não podem contar com o leite humano na sua alimentação. Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz, realiza, todos os anos, uma campanha para sensibilizar mulheres que amamentam para que doem o excedente", esclarece Maria Beatriz.

Bancos de leite e postos de coleta

• Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas de Joinville.
  • Banco de Leite Humano Alimente uma Vida - Maternidade D. Catarina Kuss, de Mafra.
  • Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, deItajaí.
  • Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá, de Jaraguá do Sul.
  • Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, de Lages.
  • Banco de Leite Humano do Hospital Hélio Anjos Ortiz, de
  • Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição, deTubarão.
  • Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão, deFlorianópolis.
  • Banco de Leite Humano Sr. Klaus SchumacherdoHospital Rio Negrinho, deRio Negrinho.
  • Banco de Leite Humano Bom Jesus, de Ituporanga.
  • Banco de Leite Humano do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, de São José.
  • Banco de Leite Humano e Central de Informações de Aleitamento Materno da Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis.
  • Banco de Leite Humano de Blumenau.
  • Posto de Coleta de Leite Humano CHU (Centro Hospitalar Unimed) de Joinville.
  • Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, de Florianópolis.
  • Posto de Coleta de Leite Humano Amamenta Brusque, de Brusque.
  • Posto de Coleta de Leite Humano Anjos do Peito, de Brusque.
    • Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Santa Cruz, de Canoinhas.
    • Posto de Coleta do Hospital e Maternidade Sagrada Família, de São Bento do Sul.

A médica Maria Beatriz informa que em 2016 foram realizadas 8.161 visitas domiciliares e 87.333  atendimentos a mulheres catarinenses, das quais 5.808 foram doadoras de 11.279,4 litros de leite humano que beneficiaram 7.257 recém-nascidos doentes ou prematuros.

Maternidade Darcy Vargas

O Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, foi criado em 1980. A partir de Abril de 1999 tornou-se referência estadual, passando a realizara treinamentos e capacitações de recursos humanos para outras unidades de saúde do estado.

"Desde outubro de 2016, foi criado um Posto de Coleta de Leite Humano no Centro Hospitalar Unimed. Assim, em Joinville, no ano de 2016, foram realizados 31.048 atendimentos a nutrizes e seus bebês, e 1.394 visitas domiciliares a 785 doadoras, que doaram 1.663,3 litros de leite e beneficiaram 713 recém-nascidos internados na unidade neonatal da Maternidade Darcy Vargas e do Centro Hospitalar Unimed", complementa Maria Beatriz.

Fonte: Ministério da Saúde e Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (https://rblh.fiocruz.br)

Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas/ (047) 3461-5704/ blhmdv@saude.sc.gov.br