No último dia de Maio, 31, e no primeiro de Junho, 01, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentarão para gestores, prestadores de serviços e técnicos envolvidos no processo regulatório da Macrorregião da Foz do Rio Itajaí, as ações estruturantes da Política Estadual de Regulação que visam à efetivação da Lei Estadual nº 17.066, de 11 de Janeiro de 2017, que dispõe sobre a publicação das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) na internet.

O evento será realizado no Hotel Sandri Palace, no Bairro Fazenda, em Itajaí. Decka Cortese, gerente dos Complexos Reguladores da SES, informa que a programação inclui além da exposição acerca da publicação das filas de espera, debates e treinamentos do sistema SISREG.

O gerente da Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares da SES, Arion Bet Godoi, acrescenta que será apresentada uma nova dinâmica na regulação das internações hospitalares com a utilização do sistema no módulo hospitalar, também para a gestão das filas de cirurgias eletivas.

Este evento será replicado em todas as Macrorregiões do Estado, conforme o cronograma abaixo

CALENDÁRIO EVENTOS MACRORREGIONAIS DE REGULAÇÃO 2017

GRANDE FLORIANÓPOLIS  06

NORTE/NORDESTE - JOINVILLE  19

NORTE/NORDESTE - JOINVILLE  20

A diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS, Claudia Ribeiro de Araujo Gonsalves, acredita que serão capacitados mais de 1.300 profissionais em todo Estado, incluindo gestores e técnicos dos municípios, das Gerências Regionais de Saúde, Centrais de Regulação de Internações Hospitalares Macrorregionais e dos Hospitais do Estado, que estruturarão os processos de trabalho e garantirão o aprimoramento da gestão.

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karin Cristine Geller, comenta que os técnicos da SES, com o apoio do Cosems e a participação efetiva do Ministério Público, buscarão capacitar, elucidar dúvidas e garantir a transparência das ações regulatórias para a sociedade.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Dr Vicente Caropreso, estas ações produzirão além da transparência das filas do SUS, maior capacidade regulatória e fiscalizatória, a otimização dos recursos, o fortalecimento do processo de regionalização e reafirmarão o compromisso de todas as esferas com as diretrizes e os princípios do SUS.