Conclusão do Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde-Ênfase na Gestão Estadual

Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde-Ênfase na Gestão Estadual concluído com apresentação de TCCs
No último dia 26 de maio, na Escola de Formação em Saúde (EFOS) da Secretaria de Estado da Saúde, com a apresentação de vinte Trabalhos de Conclusão de Curso, foi concluído o Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde-Ênfase na Gestão Estadual promovido pela Universidade Federal Fluminense em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
O curso, desenvolvido na modalidade de ensino à distância (EAD), foi realizado no período de maio de 2016 até agora e foi dirigido a servidores públicos lotados na SES e nas Gerências Regionais de Saúde.
A micropolítica é uma divisão da gestão que enfatiza o protagonismo individual e coletivo na busca de um processo de trabalho centrado na cooperação e no agir comunicativo cotidiano.
Os trabalhos apresentados, produzidos como projetos de intervenção, sobre problemas que afetam a gestão do SUS em Santa Catarina, incluíram propostas de aperfeiçoamento nas áreas de educação permanente; regulação da assistência; atenção integrada ao diabetes; atenção à população de rua; rede cegonha; apoio à pesquisa no SUS; acreditação de laboratórios de saúde pública; formação técnica para o SUS; epidemiologia (aperfeiçoamento do Sistema de Informações de Agravos de Notificação-SINAN; incidência da sífilis congênita, controle da dengue), gestão das contas hospitalares nos Hospitais Públicos estaduais; aperfeiçoamento da Programação Pactuada Integrada (PPI); controle, avaliação e auditoria e redução da mortalidade materno infantil.
Os tutores das duas turmas foram a servidora Ana Célia T.C. Schneider (SMS Blumenau) e Flávio Magajewski (SES).