Florianópolis, 12 de junho de 2017

Com o tema "Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de Santa Catarina será realizada na próxima terça e quarta-feira, 13 e 14, em Florianópolis. O evento servirá para discutir e propor diretrizes sobre políticas públicas relacionadas à saúde da mulher, bem como o seu papel e as condições adversas no mercado de trabalho. Além disso, temas como machismo, sexismo e misoginia estarão na pauta de discussão.

A partir das 8h30m de terça-feira, 13, ocorrerá a abertura da conferência no auditório do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participarão da solenidade de abertura o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, o superintendente dos Hospitais Públicos, Marcelo Lemos Reis e a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Cleia Aparecida Clemente Giosole. O evento será uma etapa preliminar da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que ocorrerá de 1° a 4 de agosto de 2017, em Brasília, com as propostas deliberadas nas conferências estaduais.

A conferência terá quatro eixos temáticos: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Participarão do evento profissionais de saúde, governo estadual, prestadores de serviços e representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram convidados profissionais de saúde dos municípios, integrantes das equipes da Atenção Básica/Estratégica Saúde da Família, coordenadores da Atenção Básica dos municípios, gerentes Regionais de Saúde, apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), do Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES), técnicos da Diretoria de Educação Permanente e da Gerência de Coordenação da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Veja aqui outras informações e programação da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de Santa Catarina.