Florianópolis, 14 de julho de 2017

Nos dias 18 e 19 de Julho, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentarão para gestores, prestadores de serviço e técnicos envolvidos no processo regulatório da Macrorregião do Grande Oeste as ações estruturantes da Política Estadual de Regulação que visam à efetivação da Lei Estadual nº 17.066, de 11 de janeiro de 2017. A lei dispõe sobre a publicação das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) na Internet.

Estima-se a participação de 300 profissionais, abrangendo municípios, Gerências Regionais de Saúde, Central de Regulação de Internações Hospitalares Macrorregional e hospitais da macrorregião. A superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karin Cristine Geller, comenta que os técnicos da SES, com o apoio do Cosems e a participação efetiva do Ministério Público, buscarão capacitar e elucidar dúvidas destes profissionais, visando garantir a transparência das ações regulatórias para a sociedade.

Decka Cortese, gerente dos Complexos Reguladores da SES, diz que a programação do evento inclui, além da exposição acerca da publicação das filas de espera, debates e treinamentos do sistema SISREG nos módulos ambulatorial e hospitalar.

O gerente da Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares da SES, Arion Bet Godoi, diz que será exposta também uma nova dinâmica na regulação das internações hospitalares, com a utilização do sistema SISREG, no módulo hospitalar, para a gestão das filas de cirurgias eletivas.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, estas ações produzirão, além da transparência das filas do SUS, maior capacidade regulatória e fiscalizatória, a otimização dos recursos, o fortalecimento do processo de regionalização e reafirmarão o compromisso de todas as esferas com as diretrizes e os princípios do SUS.

A diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS, Claudia Ribeiro de Araujo Gonsalves, diz que estes eventos estão sendo executados em todas as Macrorregiões do Estado, sendo que já foram capacitadas as Macrorregiões da Foz do Rio Itajaí, do Sul e do Meio Oeste. No mês de agosto serão capacitados o Vale do Itajaí e a Serra. E no mês de setembro, a Grande Florianópolis e o Norte e Nordeste.