Florianópolis, 04 de agosto de 2017

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, assumiu nesta sexta-feira, 4, a Coordenação a Comissão Permanente de Saúde do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) em Florianópolis.O governador Raimundo Colombo assumiu a presidência do Conselho. Na cerimônia, o Governador do Estado, destacou a importância de promover a integração entre os estados vizinhos para trabalhar demandas em comum na promoção da economia da região Sul e no enfrentamento da crise econômica nacional.O ato, que fez parte de reunião ordinária do conselho, contou com a participação do governador do Paraná, Beto Richa, até então presidente do Codesul; do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; da vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rose Modesto; e do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, além de secretários de Estado do governo catarinense.

“Nosso papel é criar um clima de colaboração mútua. A integração nos dá uma força muito maior para defender demandas em comum. Precisamos fortalecer os estados para garantir a proteção da sociedade, com geração de emprego e prestação de serviços de qualidade”, afirmou Colombo. O governador catarinense explicou que secretários de Estado de áreas afins também trabalham de forma conjunta para que a integração ocorra em diferentes áreas, como turismo, agronegócio e comércio internacional.O governador paranaense Beto Richa destacou, ainda, o trabalho realizado pelos quatro estados na área de sanidade animal, iniciativa essencial para promover a competitividade da agroindústria no mercado internacional. A vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, acrescentou a preocupação com a segurança nas regiões de fronteira, outra demanda em comum que merece atenção dos quatro estados e também do governo federal. “Se não estivermos de fato unidos, não conseguiremos avançar”, destacou, ao defender a integração dos estados em diferentes áreas de atuação.

Os quatro estados também cobraram a revisão da distribuição de recursos por parte do governo federal e a criação de fundo de investimentos exclusivo para a região Sul. “A federalização tem que ser outra. O poder de governança tem que ser partilhado. E essa é a época para fazer as mudanças necessárias”, avaliou o governador gaúcho José Ivo Sartori. Na mesma linha, Colombo ressaltou que a crise afeta o país como um todo. “O Sul é uma região com um desenvolvimento maior, mas também estamos enfrentando muitos desafios. A crise é muito ampla e precisamos muito que a economia responda”, acrescentou o governador catarinense.

Aurora Alimentos

Na reunião, também foi assinado contrato entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Cooperativa Central Aurora Alimentos, para financiamento no valor de R$ 49,6 milhões. O valor é parte do investimento da empresa para aquisição de duas unidades de abates, sendo uma de frangos e outra de suínos, em Erechim, no Rio Grande do Sul. O vice-presidente da cooperativa, Neivor Canton, explica que a incorporação será imediata, com a continuidade normal das atividades que vinham sendo desenvolvidas. “Temos um compromisso com os nossos cooperados e com os empregos. São mais de 2,4 mil famílias impactadas pela compra, que terão sua renda garantida”, destacou.

Com unidades localizadas nos quatro estados do Codesul, a Aurora conta hoje com 13 cooperativas afiliadas, que congregam mais de 72 mil famílias. A cooperativa tem 15 plantas de processamento de proteína animal, duas de laticínios, seis fábricas de rações. Nas suas unidades, trabalham mais de 26 mil colaboradores diretos. Outras oito mil pessoas trabalham nas cooperativas filiadas.No encontro desta sexta, o BRDE apresentou, ainda, um balanço do programa BRDE Municípios, que em seu primeiro ciclo, entre 2015 e 2017, financiou R$ 169 milhões para 60 municípios catarinenses, gaúchos e paranaenses. A iniciativa disponibiliza linhas de crédito em três braços principais: saneamento e mobilidade; infraestrutura social, rural e urbana; e desenvolvimento institucional.

O Codesul

O conselho foi criado em 1961, por meio de um convênio entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Codesul. O objetivo é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país. A estrutura administrativa é composta por um secretário executivo, nomeado pelo governador-presidente, cargo revezado entre os quatro governadores a cada ano; e por quatro secretários assistentes, além de corpo técnico e administrativo.