Chapecó, 11 de Agosto de 2017

Na próxima segunda e terça-feira, 14 e 15, será realizada Etapa Macrorregional da Conferência Estadual da Vigilância em Saúde (CEVS) de Chapecó. O evento ocorrerá no Centro de Eventos do município e é organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A conferência é realizada em três etapas, a municipal (divida em cinco macrorregionais), a estadual e a nacional. As discussões têm o objetivo de propor novas diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, debatendo a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Entre os eixos haverá debates sobre as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde. As conferências mobilizam delegados eleitos, convidados e profissionais de apoio da área da vigilância.

Participam desta etapa macrorregional, 131 municípios da abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Seara, Concórdia, Curitibanos, Curitibanos, Videira, Caçador, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Campos Novos, Quilombo, Palmitos, São Lourenço do Oeste e Xanxerê. Nesta fase, são 544 delegados, entre profissionais da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e gestores que elencarão propostas de melhorias para serem levadas à etapa estadual e, posteriormente, à nacional.

Na conferência vamos trabalhar para juntos fortalecermos ações de vigilância em saúde. É uma importante oportunidade para dialogarmos sobre estas políticas”, afirma a gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional Chapecó, Mariza Damo.

Programação:

1º dia (14/08)

8h às 8h30 - Solenidade de abertura

8h30 às 9h - Plenária para orientação sobre o regulamento e funcionamento da etapa Macrorregional

9h às 10h - Mesa redonda - norteada pelo documento orientador da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

10h às 10h30 - debate

10h30 às 20h - Grupos de Trabalho, com discussão direcionada aos subeixos norteadores

2º dia (15/08)

8h às 14h - Plenária final