Joinville, 11 de Agosto de 2017

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, será o primeiro hospital público de Santa Catarina a oferecer uma ala de internação exclusiva para pacientes psiquiátricos. A primeira etapa das obras de construção do setor, viabilizada por um investimento de R$ 4,2 milhões por meio do Governo do Estado, está em fase de conclusão.

A unidade contará com 14 leitos de internação exclusivos para pacientes psiquiátricos, além de estrutura de apoio, com refeitório, salas para terapia, espaço de atividades, consultórios, posto de enfermagem e áreas operacionais. “Todas as instalações foram planejadas e estão sendo executadas para oferecer segurança e bem-estar aos pacientes, familiares e equipe de trabalho”, explica Estela Mari Galvan Cuchi, diretora executiva do Hospital Infantil.

Atualmente, a unidade oferece quatro leitos adaptados para internação de pacientes psiquiátricos. Em 2016, esta estrutura atendeu a 64 pacientes de 25 municípios catarinenses. Com a ampliação do número de leitos, a expectativa é que este número triplique. A previsão de conclusão das obras da 1ª etapa é para o mês de setembro.

O Hospital Infantil de Joinville faz parte da rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde com apoio do Governo de Santa Catarina. Desde o início das atividades e implantação dos serviços assistenciais, a gestão da unidade está sob a responsabilidade da Organização Social Hospital Nossa Senhora das Graças. Mensalmente, mais de 11 mil crianças e adolescentes são atendidos na instituição pelo Sistema Único de Saúde (SUS).