icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde por meio da Superintendência de Planejamento e Gestão, Diretoria de Educação Permanente em Saúde/Divisão de Humanização promove a VI Mostra de experiências de humanização evidenciando novas possibilidades de ações de promoção da qualidade na gestão e no cuidado do SUS.

Inscrições prorrogadas até 01/10/2017

Data: 10 de outubro de 2017 (terça-feira)

Local: UNISUL Pedra Branca. Av. Pedra Branca, 25 - Cidade Universitária, Palhoça - SC

Experiências:

Serão selecionados trabalhos para apresentação na modalidade oral (30 trabalhos) e pôsteres, realizados por profissional e/ou estudante, gestor e/ou usuário da área da saúde com experiências de humanização na gestão e na atenção do SUS e/ou em redes/movimentos sociais, conselhos em diversos âmbitos: Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e, atividades de formação em Educação Permanente em Saúde e Humanização.

A Mostra se constitui da apresentação de experiências significativas vivenciadas no cotidiano do SUS levando em conta as diretrizes e dispositivos da PNH, e o tema que a convoca. Após a realização da inscrição como participante, poderá ser feita a inscrição da experiência. As selecionadas receberão devolutiva em 02/10/2017.

Eixos temáticos:

Valorização do Trabalho e do Trabalhador: Experiências que enfoquem ações de humanização voltadas aos trabalhadores, ao aprimoramento da gestão do trabalho, à educação permanente, à promoção de saúde no trabalho.

Direitos do Usuário e Participação Social: Experiências enfocando o fomento da participação do usuário nos serviços. Gestão participativa com inclusão dos usuários. Inclusão do usuário e sua rede familiar e social na gestão do cuidado. Estratégias de difusão e fortalecimento dos direitos dos usuários.

Produção de Rede: Experiência que enfoquem estratégias de diálogo e construção coletiva entre diferentes serviços e segmentos da sociedade em torno do tema saúde.
Critérios de seleção das produções - As experiências enviadas poderão entrar em duas modalidades: Oral e Pôster. A avaliação das experiências será realizada pela Comissão Organizadora da VI Mostra, a qual observará os seguintes critérios: ter como base a Política Nacional de Humanização; ser pertinente com o tema proposto para a Mostra; colaborar como norteadora para o fomento de outras experiências no SUS, em função de elementos conceituais, metodológicos e estratégicos; colaborar para problematização, melhoria, avanço, inovação e/ou formulação dos dispositivos da PNH que colaboram com o “SUS que dá certo”, conforme documento base desta política.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_textos_cartilhas_politica_humanizacao.pdf

Metodologia

- Abertura.

- Mesa redonda com exposição de conferencista e discussão em plenária do tema central e eixos temáticos.

- Rodas de conversa com apresentação das experiências na modalidade oral.

- Apresentação de pôsteres.

- Plenária final - compartilhamento dos temas apresentados em cada roda de conversa.

pdf Confira aqui a Programação Completa do Evento.

Modalidade Oral: roda de conversa com os expositores dos trabalhos selecionados que terão 20 minutos para apresentação da experiência, com mais 5 minutos para o debate.

Modalidade Pôster: Os pôsteres serão fixados na chegada, durante o credenciamento. No dia 10/10/2017 das 11h30min o seu expositor poderá permanecer junto ao Pôster para apreciação dos participantes da VI Mostra.

Faça aqui a seu cadastro! Inscreva-se para participar da Mostra e faça a inscrição de trabalhos!

Período de inscrições: 29/08/2017 a 25/09/2017 para um total de 150 participantes, mediante o preenchimento da ficha de inscrição.

Email para contato: divisaopnh@saude.sc.gov.br e divisaopnh@gmail.com

Telefones para contato: 48 36647244 e 36647218