Joinville, 14 de Setembro de 2017

Na próxima terça e quarta-feira, 19 e 20,e 20/09, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o apoio do Cosems/SC e do Ministério Público (MP), estarão em Joinville para apresentar a gestores, prestadores de serviços e técnicos envolvidos no processo regulatório das Macrorregiões do Nordeste e Planalto Norte, as ações estruturantes da Política Estadual de Regulação que visam à efetivação da Lei Estadual nº 17.066, de 11 de Janeiro de 2017, que dispõe sobre a publicação das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) na Internet.

Decka Cortese, gerente dos Complexos Reguladores da SES, enfatiza a importância da participação de representantes de todos os municípios e das unidades hospitalares destas macrorregiões, pois a programação inclui além de treinamentos do sistema SISREG, nos módulos ambulatorial e hospitalar, exposição acerca da publicação das filas de espera, da Programação Pactuada Integrada (PPI) Ambulatorial, bem como a apresentação de uma nova ferramenta do Tratamento Fora do Domicílio (TFD-online).

O gerente da Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares da SES, Arion Bet Godoi, explica que também vem sendo apresentada uma nova dinâmica na regulação das internações hospitalares, com a utilização do sistema SISREG, no módulo hospitalar, para a gestão das filas de cirurgias eletivas.

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karin Cristine Geller Leopoldo, diz que este é último evento do cronograma de Treinamentos Macrorregionais, constante no Anexo Único do Decreto nº 1.168, de 29 de Maio de 2017, que regulamenta a Lei nº 17.066/17. Em um curto prazo, foram capacitadas todas as Macrorregiões de Saúde do Estado, conforme cronograma abaixo, permitindo o engajamento de muitos profissionais, agregando saber e competência e fortalecendo o comprometimento das áreas.

Foz do Rio Itajaí: 31/05 e 01/06
Sul: 20 e 21/06
Meio Oeste: 03 e 04/07
Grande Oeste: 18 e 19/07
Vale do Itajaí: 02 e 03/08
Serra: 22 e 23/08
Grande Fpolis: 05 e 06/09
Nordeste e Planalto Norte: 19 e 20/09
A diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS, Claudia Ribeiro de Araujo Gonsalves, comenta que objetivando qualificar estes processos, garantir a efetividade dos treinamentos e elucidar ainda possíveis dúvidas, a SES vem dando apoio técnico nas regiões após os eventos.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, estas ações produzirão além da transparência das ações regulatórias para a sociedade, gerenciamento e controle das filas de espera do SUS, maior capacidade de fiscalização, otimização dos recursos e o fortalecimento do processo de regionalização e o compromisso de todas as esferas com as diretrizes e os princípios do SUS.